Técnicas de manipulação genética em plantas

uma análise crítica

Autores

  • Ernesto Paterniani USP

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2006.13

Palavras-chave:

Melhoramento convencional, Biotecnologia, transgênese, mutagênese, seleção

Resumo

Desde o seu início, a agricultura vem alcançando crescentes níveis de eficiência, graças em grande parte aos progressos da Genética e suas aplicações no desenvolvimento de técnicas de manipulação genética. Praticamente todo o melhoramento genético até o presente momento foi obtido utilizando-se os métodos identificados como convencionais. Com a moderna Biotecnologia, novas técnicas foram disponibilizadas, ampliando as possibilidades de manipulação genética, como no caso das cultivares transgênicas, cujo cultivo vem aumentando anualmente, embora enfrentando ainda forte oposição de certos setores. Entretanto, é cada vez mais evidente que os transgênicos são tão ou mais seguros do que os correspondentes não transgênicos para a saúde humana ou animal e nesse sentido devem ser considerados como coadjuvantes do melhoramento convencional. A complexidade técnica para a obtenção de cultivares transgênicas, aliada à demora das aprovações das comissões de biossegurança e da justiça, conduz a um significativo atraso na sua utilização pela sociedade. Uma comparação entre a mutagênese e a transgênese, mostra diferenças evidentes, relativas à biossegurança dessas técnologias. Embora técnicas da biotecnologia representem uma importante contribuição na incorporação de características desejáveis às cultivares, técnicas convencionais de seleção, em especial os esquemas de seleção recorrente em suas várias modalidades, com eficiência comprovada, ainda apresentam um grande potencial a ser explorado para o melhoramento genético das plantas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernesto Paterniani, USP

Professor Titular, ESALQ/USP.

Downloads

Publicado

2006-02-22

Como Citar

Paterniani, E. (2006). Técnicas de manipulação genética em plantas: uma análise crítica. Genética Na Escola, 1(1), 25–29. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2006.13

Edição

Seção

Artigos