A linguagem e a alfabetização científicas

características linguísticas e argumentativas de artigos científicos

Autores

  • Daniela Lopes Scarpa Universidade de São Paulo
  • Silvia Luzia Frateschi Trivelato Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2012.145

Palavras-chave:

ensino de ciências, argumentação, ensino por investigação, textos científicos, DNA, Toulmin

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar a estrutura argumentativa e as marcas linguísticas de artigos científicos com vistas a entender a natureza da argumentação na ciência e contribuir para as pesquisas em argumentação no ensino de ciências. Os estudiosos da alfabetização científica têm se preocupado com a leitura e a escrita de textos científicos, a partir da adaptação de textos originais da ciência para a educação básica de modo a garantir a permanência das características investigativas fundamentais. Para realizar a adaptação, é necessário conhecer profundamente a estrutura e as características linguísticas e argumentativas desse gênero textual. Foram analisados dois textos que abordam a noção de que o DNA é a molécula portadora das informações hereditárias a partir do padrão do argumento de Toulmin (2006) e das marcas linguísticas de Koch (2000). A análise evidenciou a estrutura canônica dos textos científi cos, a presença da voz dos cientistas, o uso de modalizadores que conferem um caráter de incerteza da ciência e os argumentos analíticos.

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Biografia do Autor

Daniela Lopes Scarpa, Universidade de São Paulo

Departamento de Ecologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.

Silvia Luzia Frateschi Trivelato, Universidade de São Paulo

Departamento de Metodologia do Ensino, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

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Publicado

2012-03-10

Como Citar

Scarpa, D. L., & Trivelato, S. L. F. (2012). A linguagem e a alfabetização científicas: características linguísticas e argumentativas de artigos científicos. Genética Na Escola, 7(2), 46–57. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2012.145

Edição

Seção

Investigações em Ensino de Genética