A história da ciência e a bioética no ensino de genética
DOI:
https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2013.162Palavras-chave:
história da genética, bioética, análise livros didáticos, ensinoResumo
Embora a abordagem do contexto histórico e da Bioética no ensino de Biologia tenha potencial para tornar os conteúdos de Genética interessantes e acessíveis para os alunos, existem muitas dificuldades para inserir essas abordagens no ensino. Neste artigo, é feita uma análise da apresentação de temas relacionados à História da Genética e à Bioética nos livros didáticos. Percebe-se que a História é reduzida a nomes e datas, sem relação com o contexto histórico e social da época em que os cientistas viveram. Isso reforça a ideia de que a ciência é feita por personagens isolados e sem relação com seu contexto histórico-social. Nota-se também que discussões bioéticas são pouco ou nada abordadas, não contribuindo para que os alunos aprofundem-se nas reflexões. Essas constatações levam a crer que é necessário fazer com que os docentes precisem buscar em outras fontes suas referências para subsidiar o ensino de Bioética e de História da Ciência em suas aulas.
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