A história da ciência e a bioética no ensino de genética

Autores

  • Aline Bottega Kovaleski Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Maria Cristina Pansera de Araújo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2013.162

Palavras-chave:

história da genética, bioética, análise livros didáticos, ensino

Resumo

Embora a abordagem do contexto histórico e da Bioética no ensino de Biologia tenha potencial para tornar os conteúdos de Genética interessantes e acessíveis para os alunos, existem muitas dificuldades para inserir essas abordagens no ensino. Neste artigo, é feita uma análise da apresentação de temas relacionados à História da Genética e à Bioética nos livros didáticos. Percebe-se que a História é reduzida a nomes e datas, sem relação com o contexto histórico e social da época em que os cientistas viveram. Isso reforça a ideia de que a ciência é feita por personagens isolados e sem relação com seu contexto histórico-social. Nota-se também que discussões bioéticas são pouco ou nada abordadas, não contribuindo para que os alunos aprofundem-se nas reflexões. Essas constatações levam a crer que é necessário fazer com que os docentes precisem buscar em outras fontes suas referências para subsidiar o ensino de Bioética e de História da Ciência em suas aulas.

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Biografia do Autor

Aline Bottega Kovaleski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Departamento de Ciências da Vida. Santo Augusto, RS.

Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí, RS.

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Publicado

2013-09-28

Como Citar

Kovaleski, A. B., & Araújo, M. C. P. de. (2013). A história da ciência e a bioética no ensino de genética. Genética Na Escola, 8(2), 154–167. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2013.162

Edição

Seção

Investigações em Ensino de Genética