“Tá ligado?”

uma forma lúdica de aprender ligação gênica

Autores

  • Bruno Rafael Santos de Cerqueira Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Iderval da Silva Júnior Sobrinho Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Andréa Cristina Peripato Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2013.172

Palavras-chave:

recurso didático, extensões às leis de Mendel, genética, segregação independente, jogo, ensino médio

Resumo

Conceitos aprendidos de modo expositivo podem ser mobilizados e realmente compreendidos quando os estudantes são expostos aos estudos de casos que envolvem plantas, animais e seres humanos. Nos casos apresentados na atividade “Tá Ligado?”, o desafio é descobrir, por meio da análise das proporções obtidas nos cruzamentos-teste, se os genes para duas características investigadas estão ou não ligados.

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Biografia do Autor

Bruno Rafael Santos de Cerqueira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Departamento de Genética e Evolução, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP.

Iderval da Silva Júnior Sobrinho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Departamento de Genética e Evolução, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP.

Andréa Cristina Peripato, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Departamento de Biociências, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, SP

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Publicado

2013-09-28

Como Citar

Cerqueira, B. R. S. de, Sobrinho, I. da S. J., & Peripato, A. C. (2013). “Tá ligado?”: uma forma lúdica de aprender ligação gênica. Genética Na Escola, 8(2), 132–145. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2013.172

Edição

Seção

Materiais Didáticos