Generalizações que distanciam os conhecimentos dos livros didáticos das referências em genética

Autores

  • Fernanda Franzolin Universidade Federal do ABC
  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto Universidade Federal de Santa Maria
  • Nelio Bizzo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2014.187

Palavras-chave:

materiais didáticos, Estados Unidos, Brasil, expressão gênica, meiose, leis de Mendel

Resumo

Como os conhecimentos de Genética presentes nos livros didáticos se aproximam ou se distanciam do conhecimento de referência utilizado na formação dos professores? Uma pesquisa em livros didáticos brasileiros e estadunidenses traz resultados referentes a um tipo de distanciamento frequentemente encontrado: as generalizações, que consistem em atribuir a um conhecimento particular um caráter geral. Ambos os materiais apresentam generalizações que os distanciam do conhecimento veiculado nos livros de referência utilizados na graduação, sendo que nos livros brasileiros há maior incidência de generalizações quando tratam da meiose e, nos EUA, a maior frequência está no conteúdo expressão gênica. Durante a exposição dos resultados deste trabalho são apresentados alguns exemplos de como alguns livros evitam essas generalizações, bem como, as possibilidades de encurtar tais distanciamentos seja com mudanças na formação inicial, seja com o trabalho em sala de aula.

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Biografia do Autor

Fernanda Franzolin, Universidade Federal do ABC

Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC, São Paulo

Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Nelio Bizzo, Universidade de São Paulo

Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo

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Publicado

2014-10-16

Como Citar

Franzolin, F., Tolentino Neto, L. C. B. de, & Bizzo, N. (2014). Generalizações que distanciam os conhecimentos dos livros didáticos das referências em genética. Genética Na Escola, 9(2), 92–103. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2014.187

Edição

Seção

Investigações em Ensino de Genética