Herança monogênica

além de Mendel, além do DNA

Autores

  • Maria de Nazaré Klautau Guimarães Universidade de Brasília
  • Sabrina Guimarães Paiva Universidade de Brasília
  • Silviene Fabiana de Oliveira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2014.188

Palavras-chave:

herança monogênica, variação fenotípica, etiologia complexa

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre o ensino da herança monogênica, apontando as limitações decorrentes da sua simplificação e sugerindo a apresentação do quadro atual dos conceitos envolvidos.É importante transmitir ao aluno de graduação a diversidade de novos conhecimentos que se contrapõem à ideia simples da herança monogênica, que foi inicialmente proposta e ainda persiste no ensino. O artigo não pretende apresentar uma fórmula pronta e sim uma ideia a ser construída por professores e demais graduados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Nazaré Klautau Guimarães, Universidade de Brasília

Departamento de Genética e Morfologia, Instituto de Ciências Biológicas, campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília.

Sabrina Guimarães Paiva, Universidade de Brasília

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e doutoranda no Departamento de Genética e Morfologia, Instituto de Ciências Biológicas, campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília.

Silviene Fabiana de Oliveira, Universidade de Brasília

Departamento de Genética e Morfologia, Instituto de Ciências Biológicas, campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2014-10-16

Como Citar

Guimarães, M. de N. K., Paiva, S. G., & Oliveira, S. F. de. (2014). Herança monogênica: além de Mendel, além do DNA. Genética Na Escola, 9(2), 80–85. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2014.188

Edição

Seção

Conceitos em Genética