Bancos de dados biológicos
uma investigação médica para familiarizar-se com a bioinformática
DOI:
https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2015.211Palavras-chave:
bioinformática, fotonovela, bancos de dados biológicos, ensino de biologiaResumo
Historicamente, a Biologia sempre necessitou de bancos de dados. O desenvolvimento da internet permitiu que uma grande quantidade de informações biológicas armazenadas, sobretudo no nível molecular, estejam disponíveis gratuitamente para a utilização, tanto por profissionais da saúde, como por educadores. Nesse contexto, apresentamos uma proposta, direcionada a universitários de cursos ligados às ciências biológicas e biomédicas, em que os participantes são motivados a desvendar um mistério médico a partir de uma fotonovela, e a utilizar as ferramentas de busca e análise bioinformática para desvendá-lo. A atividade contém um roteiro que visa orientar a navegação em alguns dos principais bancos de dados biológicos – OMIM, NCBI gene, PubMed, dbSNP e Ensembl – fornecendo links e caminhos até as informações necessárias para a finalização da tarefa. Para ilustrar os procedimentos, utilizamos uma simulação envolvendo a síndrome de Berardinelli-Seip, escolhida por ser uma doença ligada a poucos polimorfismos, mas a atividade pode ser adaptada para outras síndromes genéticas e patologias.
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