Estabelecendo populações prioritárias para a conservação da variabilidade genética

Autores

  • José Alexandre Felizola Diniz Filho Universidade Federal de Goiás
  • Thannya Nascimento Soares Universidade Federal de Goiás
  • Mariana Pires de Campos Telles Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2016.233

Palavras-chave:

alelos, diversidade genética, frequência alélica, frequência genotípica, genótipo

Resumo

Nesta proposta apresentamos, em um contexto de Genética da conservação, um método simples para o estabelecimento de áreas prioritárias para conservação da variabilidade genética, possibilitando aos estudantes de graduação ou pós-graduação perceber a importância de utilizar métodos matemáticos e computacionais para delinear estratégias de conservação da biodiversidade. O exemplo utilizado para o exercício diz respeito à utilização de métodos para o estabelecimento de populações prioritárias para a conservação, de uma espécie hipotética de plantas no Cerrado, levando-se em consideração também o nível de antropização em diferentes regiões do bioma. Para estudantes mais avançados ou em cursos nos quais seja possível uma integração entre Genética e Bioestatística, foi proposto um script na plataforma computacional “R” para realizar os procedimentos apresentados.

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Biografia do Autor

José Alexandre Felizola Diniz Filho, Universidade Federal de Goiás

Laboratório de Ecologia Teórica & Síntese, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás.

Thannya Nascimento Soares, Universidade Federal de Goiás

Laboratório de Genética & Biodiversidade, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás.

Mariana Pires de Campos Telles, Universidade Federal de Goiás

Laboratório de Genética & Biodiversidade, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás. Escola de Ciências Agrárias e Biológicas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

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Publicado

2016-06-18

Como Citar

Diniz Filho, J. A. F., Soares, T. N., & Telles, M. P. de C. (2016). Estabelecendo populações prioritárias para a conservação da variabilidade genética. Genética Na Escola, 11(2), 158–169. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2016.233

Edição

Seção

Materiais Didáticos