Ser ou não ser, eis a questão

predizendo a função de sequências de DNA usando o Blast2GO

Autores

  • Adriana Maria Antunes Universidade Federal de Goiás
  • Lays Karolina Soares da Cruz Universidade Federal de Goiás
  • Mariana Pires de Campos Telles Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2016.239

Palavras-chave:

alinhamento, bioinformática, DNA, expressão gênica, expressão gênicaca, similaridade

Resumo

O Blast2GO é uma ferramenta de Bioinformática que usa o Blast (Basic Local Alignment Search Tool) e o GO (Gene Ontology) para identificar e anotar funcionalmente genes por meio da busca de similaridade significativa com sequências conhecidas armazenadas em bancos de dados. A atividade tem como objetivo apresentar uma estratégia para predizer genes a partir da análise de sequências de DNA de diferentes organismos, a fim de estudá-los do ponto de vista funcional. A atividade é indicada para estudantes de graduação e pós-graduação que já cursaram ou que estejam cursando Genética e pretende propiciar ao estudante a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre as estratégias de análises genômicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Maria Antunes, Universidade Federal de Goiás

Pós-graduanda em Genética e Biologia Molecular, ICB, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Campus II, ICB I, Brasil.

Lays Karolina Soares da Cruz, Universidade Federal de Goiás

Pós-graduanda em Genética e Biologia Molecular, ICB, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Campus II, ICB I, Brasil.

Mariana Pires de Campos Telles, Universidade Federal de Goiás

Laboratório de Genética & Biodiversidade, Instituto de Ciências Biológicas I, Universidade Federal de Goiás, Campus II; Escola de Ciências Agrárias e Biológicas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Downloads

Publicado

2016-06-18

Como Citar

Antunes, A. M., Cruz, L. K. S. da, & Telles, M. P. de C. (2016). Ser ou não ser, eis a questão: predizendo a função de sequências de DNA usando o Blast2GO. Genética Na Escola, 11(2), 128–137. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2016.239

Edição

Seção

Materiais Didáticos