Organização de uma olimpíada de conhecimento com o jogo evoluindo genética
DOI:
https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2006.27Resumo
O objetivo deste texto é orientar o professor do ensino fundamental e do ensino médio na utilização do jogo educativo Evoluindo Genética (Pavan & cols., 1998) editado pela Editora da UNICAMP (www.editora.unicamp.br) como um instrumento de apoio e estímulo ao ensino de Genética. O jogo é simples e modular, permitindo a pronta modificação, adição e alteração. Nesse sentido, o modelo apresentado propõe muito mais um sistema de estímulo e mobilização do ambiente escolar do que uma proposta didática de conteúdo. A proposição da utilização dos jogos tem, como objetivo, estimular a participação dos alunos, pois o apelo lúdico atua como um fator atrativo, ajuda a agregar os estudantes e a promover o desejo de continuar participando da atividade. Além disso, é um material didático apropriado para facilitar o trabalho dos professores (dos educadores), principalmente em escolas com poucos recursos e preocupados com a questão do interesse e da motivação dos alunos e, especificamente, para os professores, atua como material de estudos e aprimoramento. A organização de uma Olimpíada de conhecimento mobiliza os alunos, os professores e a escola. Sugerimos ainda a utilização do jogo como um modelo para a ampliação das questões em Genética e o material, como base para a construção de novos temas. Os jogos Evoluindo Genética e Embaralhando o DNA (sugeridos como materiais complementares) podem ser adquiridos na Editora da UNICAMP.
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