A Biologia tem História

darwinismo social e eugenia em uma proposta transdisciplinar

Autores

  • Fernanda Pacheco Fernandes Universidade Federal do Paraná
  • Fernanda Cássia dos Santos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2017.278

Palavras-chave:

seleção natural, darwinismo social, eugenia, nazismo, transdisciplinaridade, ética

Resumo

O relato a seguir apresenta uma sequência de aulas envolvendo as disciplinas de Biologia e História do ensino médio. O objetivo foi abordar de forma transdisciplinar a construção de teorias científicas que marcaram profundamente o conhecimento biológico, o pensamento social e até mesmo os acontecimentos políticos do final do século XIX e durante os primeiros anos do século XX. Através do estudo sobre o darwinismo social e a eugenia, os alunos puderam informar-se sobre o processo de construção do conhecimento científico e refletir sobre as questões éticas que perpassam o campo de estudos sobre genética tanto no passado, quanto no presente.

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Biografia do Autor

Fernanda Pacheco Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós- graduação em Genética, Departamento de Genética, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR.

Fernanda Cássia dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa Pós-graduação em História, Departamento de História, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR.

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Publicado

2017-11-30

Como Citar

Fernandes, F. P., & Santos, F. C. dos. (2017). A Biologia tem História: darwinismo social e eugenia em uma proposta transdisciplinar. Genética Na Escola, 12(2), 142–149. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2017.278

Edição

Seção

Na sala de aula