Estudando uma característica complexa

as impressões digitais

Autores

  • Gabriela Barbosa de Andrade Universidade de Brasília
  • Mariana Marzullo Pedreira Universidade de Brasília
  • Jorge Arturo Lobo Universidad de Costa Rica
  • Maria de Nazaré Klautau Guimarães Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2017.279

Palavras-chave:

característica complexa, variação, impressão digital, coleta de dados

Resumo

Qual a contribuição dos fatores genéticos na variação fenotípica de uma característica quantitativa, em uma determinada população? E, qual a influência dos fatores ambientais? Como utilizar o conhecimento do fenótipo parental para inferir o fenótipo da descendência? Esses são os principais questionamentos da área da Genética Quantitativa, um grande desafio para o ensino de Genética. Este material didático aborda uma característica complexa: as variações nas impressões digitais. O material pretende estimular a coleta, observação e caracterização dos fenótipos, a organização e apresentação dos dados e, ainda, estimular a busca de informações científicas e a discussão das aplicações possíveis em benefício das populações atuais.

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Biografia do Autor

Gabriela Barbosa de Andrade, Universidade de Brasília

Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências, Departamento de Genética e Morfologia, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasilia, DF.

Mariana Marzullo Pedreira, Universidade de Brasília

Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde, Departamento de Genética e Morfologia, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasilia, DF.

Jorge Arturo Lobo, Universidad de Costa Rica

Escuela de Biología, Universidad de Costa Rica, San Jose, Costa Rica.

Maria de Nazaré Klautau Guimarães, Universidade de Brasília

Departamento de Genética e Morfologia, Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasilia, DF

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Publicado

2017-11-30

Como Citar

Andrade, G. B. de, Pedreira, M. M., Lobo, J. A., & Guimarães, M. de N. K. (2017). Estudando uma característica complexa: as impressões digitais. Genética Na Escola, 12(2), 150–159. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2017.279

Edição

Seção

Materiais Didáticos