“Baralho mutante” para o ensino das alterações cromossômicas numéricas Aneuploidias

Autores

  • Tiago Marafiga Degrandi Universidade Federal do Paraná
  • Alessandro Lick Cordeiro Universidade Federal do Paraná
  • Amanda de Araújo Soares Universidade Federal do Paraná
  • Danon Clemes Cardoso Universidade Federal do Paraná
  • Iris Hass Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2018.297

Palavras-chave:

cariótipo, mutações cromossômicas, monossomia, trissomia, meiose, gametogênese

Resumo

Neste trabalho didático, é apresentada uma alternativa para o ensino das alterações cromossômicas numéricas, as aneuploidias. A atividade é proposta na forma de um jogo cujas cartas, contendo cromossomos são combinadas aos pares durante a montagem do cariótipo, originando assim diferentes aneuploidias. Além de proporcionar um momento de descontração, o jogo também favorece a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de estratégias para dinamizar a aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Marafiga Degrandi, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Genética, Departamento de Genética, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/Paraná.

Alessandro Lick Cordeiro, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Entomologia, Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/Paraná.

Amanda de Araújo Soares, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Genética, Departamento de Genética, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/Paraná.

Danon Clemes Cardoso, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Genética, Departamento de Genética, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/Paraná.

Iris Hass, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Genética, Departamento de Genética, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/Paraná.

Downloads

Publicado

2018-02-26

Como Citar

Degrandi, T. M., Cordeiro, A. L., Soares, A. de A., Cardoso, D. C., & Hass, I. (2018). “Baralho mutante” para o ensino das alterações cromossômicas numéricas Aneuploidias. Genética Na Escola, 13(2), 132–143. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2018.297

Edição

Seção

Materiais Didáticos