Biotecnologia em jogo

estratégia lúdica para o ensino médio

Autores

  • Jéssica S. Meloni Universidade Federal Fluminense
  • Carolina N. Spiegel Universidade Federal Fluminense
  • Suzete A.O. Gomes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2018.299

Palavras-chave:

jogo investigativo, planejamento vacina recombinante

Resumo

A atividade apresenta um jogo de tabuleiro investigativo e cooperativo através do qual os alunos são convidados a fazer parte de um laboratório de biotecnologia e têm como desafio a fabricação da vacina recombinante contra o HPV. As equipes formadas são representadas por peões e percorrem o tabuleiro para coletarem tanto Cartas Problema associadas ao HPV e ação das vacinas quanto Cartas Informação que abordam temas como a ação de enzimas, transcrição e tradução de genes. À medida que são solucionados os problemas, são disponibilizados modelos 3D do HPV, DNA viral, plasmídeo e proteínas recombinantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica S. Meloni, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós Graduação em Ciência e Biotecnologia, Niterói, RJ.

Carolina N. Spiegel, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense, Departamento de Biologia Celular e Molecular, Niterói, RJ.

Suzete A.O. Gomes, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense, Departamento de Biologia Celular e Molecular, Niterói, RJ.

Downloads

Publicado

2018-02-26

Como Citar

Meloni, J. S., Spiegel, C. N., & Gomes, S. A. (2018). Biotecnologia em jogo: estratégia lúdica para o ensino médio. Genética Na Escola, 13(2), 154–183. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2018.299

Edição

Seção

Materiais Didáticos