Aquaporina 1

o primeiro gene codificador de um canal de água identificado em humanos

Autores

  • Tiago Campos Pereira Universidade de São Paulo
  • Gabriel José de Carli Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2019.309

Palavras-chave:

CHIP28, NPA, dessecação, desidratação, grupo sanguíneo, hemácia

Resumo

A molécula de água é essencial para vida, não apenas por ser um solvente orgânico, mas também por participar em diversos processos fisiológicos tanto celulares como sistêmicos. Em processos como filtração renal, manutenção da temperatura corpórea e controle osmótico celular, o movimento de moléculas de H2O através de membranas biológicas é central. Devido à natureza anfipática de membranas biológicas, o movimento de moléculas de H2O é desfavorecido, nesse sentido a existência de um canal em membranas que seja permeável à água, como as aquaporinas, torna esse rápido movimento viável e permite que processos fisiológicos como os citados acima ocorram eficientemente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Campos Pereira, Universidade de São Paulo

Programa de Pós-Graduação em Genética, FMRP, Universidade de São Paulo, Monte Alegre, Ribeirão Preto, SP. Departamento de Biologia, Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Gabriel José de Carli, Universidade de São Paulo

Programa de Pós-Graduação em Genética, FMRP, Universidade de São Paulo, Monte Alegre, Ribeirão Preto, SP.

Downloads

Publicado

2019-04-27

Como Citar

Pereira, T. C., & Carli, G. J. de. (2019). Aquaporina 1: o primeiro gene codificador de um canal de água identificado em humanos. Genética Na Escola, 14(1), 70–77. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2019.309

Edição

Seção

Um Gene