A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR)

Autores

  • Ernna Hérida Domingues de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Tiago Campos Pereira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2019.318

Palavras-chave:

antígeno, síndrome de Sjogren, iroidite de Hashimoto, linfócito, mTEC, expressão, gênica promíscua

Resumo

A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica que permite gerar, em um tubo de ensaio, bilhões de cópias de uma determinada sequência de DNA de interesse, de maneira rápida, prática e barata. Baseada no processo natural de duplicação de DNA, essa tecnologia tem ampla aplicabilidade, desde a pesquisa básica no estudo de genes e genomas até aplicações como identificação de pessoas, teste de paternidade, diagnóstico molecular, geração de enzimas de interesse biotecnológico, paleogenética e execução de projetos de sequenciamento de genomas de diferentes organismos. Notavelmente, apesar de ter sido concebida há quase 40 anos, a PCR permanece como uma ferramenta essencial nos laboratórios de genética molecular do mundo inteiro devido ao ao custo reduzido e também pelos aperfeiçoamentos que ocorreram ao longos dos anos, culminando na versão mais atual e altamente promissora, a PCR digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernna Hérida Domingues de Oliveira, Universidade de São Paulo

Depto de Genética, FMRP, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP.

Tiago Campos Pereira, Universidade de São Paulo

Programa de Pós-Graduação em Genética, FMRP, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP. Depto de Biologia, FFCLRP, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP.

Downloads

Publicado

2019-05-04

Como Citar

Oliveira, E. H. D. de, & Pereira, T. C. (2019). A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). Genética Na Escola, 14(2), 88–97. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2019.318

Edição

Seção

Conceitos em Genética