Modelo tridimensional para o ensino da divisão celular

Autores

  • Sônia Aparecida Santiago Universidade Estadual de Campinas
  • Hernandes Faustino de Carvalho Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2019.321

Palavras-chave:

meiose, cromossomos, crossing-over, ensino-aprendizagem, ferramentas de ensino, jogos educacionais

Resumo

Cientes das dificuldades encontradas no aprendizado da meiose e procurando melhorar as condições de ensino, desenvolvemos uma prática pedagógica voltada para auxiliar na compreensão de algumas etapas da meiose. Foi desenvolvido um modelo tridimensional para o ensino da divisão celular que permitisse o desenvolvimento desse processo de forma visual e manipulável a fim de que os estudantes tivessem a possibilidade de participarem mais eficientemente e esclarecessem com mais propriedade as questões a respeito do processo básico da formação dos gametas. O modelo tridimensional para o ensino simula a duplicação do DNA e as fases da meiose e permite amplas discussões e associações com assuntos relacionados ao tema de modo reflexivo e crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Aparecida Santiago, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Celular, Campinas, SP.

Hernandes Faustino de Carvalho, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Celular, Campinas, SP.

Downloads

Publicado

2019-05-04

Como Citar

Santiago, S. A., & Carvalho, H. F. de. (2019). Modelo tridimensional para o ensino da divisão celular. Genética Na Escola, 14(2), 138–145. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2019.321

Edição

Seção

Materiais Didáticos