Coloração em peixes

de sua importância evolutiva ao seu valor comercial

Autores

  • Alexandre Wagner Silva Hilsdorf Universidade de Mogi das Cruzes

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.357

Palavras-chave:

pigmentação, cromatóforos, aquarismo, aquicultura, peixes, genética

Resumo

A coloração em peixes tem sido um objeto de estudo intrigante para muitos pesquisadores que procuram entender a função biológica de tal exuberância de cores nas inúmeras espécies de peixes que habitam os mares e os sistemas fluviais. O mosaico de cores presentes em peixes também nos fascina ao observarmos extasiados peixes de diversas formas e colorações em aquários ao redor do mundo. Os processos de formação de cores em peixes são eventos que envolvem mecanismos genéticos e fisiológicos que são intrinsecamente associados aos aspectos evolutivos das espécies. A compreensão de tais mecanismos tem possibilitado ao homem não somente entender processos adaptativos, como também manipular cores em peixes para fins ornamentais e para aumentar a atratividade de peixes como alimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Wagner Silva Hilsdorf, Universidade de Mogi das Cruzes

Universidade de Mogi das Cruzes, Núcleo Integrado de Biotecnologia, Laboratório de Genética de Organismos Aquáticos e Aquicultura (LAGOAA).

Downloads

Publicado

2021-01-08

Como Citar

Hilsdorf, A. W. S. (2021). Coloração em peixes: de sua importância evolutiva ao seu valor comercial. Genética Na Escola, 16(1), 38–47. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.357

Edição

Seção

Genética e Sociedade