Envelhecimento e danos no DNA

Autores

  • Gustavo Satoru Kajitani Universidade Federal de Ouro Preto
  • Davi Mendes Universidade de São Paulo
  • Camila Carrião Machado Garcia Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.359

Palavras-chave:

envelhecimento, danos no DNA, reparo de DNA, progéria, senescência

Resumo

“Se você é jovem ainda, amanhã velho será. A menos que o coração sustente a juventude, que nunca morrerá”. É assim que Roberto Gómez Bolaños, mais conhecido no Brasil pelo seu personagem “Chaves”, começa sua canção sobre como encarar o envelhecimento humano. É um conceito que foi interpretado e reinterpretado durante a história sobre diversos pontos de vista, como o artístico, filosófico, psicológico, biológico. Apesar da grande idade do conceito envelhecimento, os fatores que contribuem para o envelhecimento biológico ainda estão sob grande discussão e estudo. Um dos principais fatores relacionados ao envelhecimento humano é o acúmulo de danos no DNA, que traz consigo diversas consequências, muitas delas com possíveis impactos negativos para a saúde humana. Assim, o estudo dos modos pelos quais lesões no DNA influenciam o envelhecimento não só nos ajudam a compreender melhor esse processo, como também podem promover um envelhecimento mais saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Satoru Kajitani, Universidade Federal de Ouro Preto

Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Ciências Biológicas, Morro do Cruzeiro, Ouro Preto, MG.

Davi Mendes, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo, Instituto de Ciências Biomédicas, Departamento de Microbiologia, São Paulo, SP.

Camila Carrião Machado Garcia, Universidade Federal de Ouro Preto

Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Ciências Biológicas, Morro do Cruzeiro, Ouro Preto, MG.

Downloads

Publicado

2021-01-08

Como Citar

Kajitani, G. S., Mendes, D., & Garcia, C. C. M. (2021). Envelhecimento e danos no DNA. Genética Na Escola, 16(1), 2–11. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.359

Edição

Seção

Conceitos em Genética