Metodologias ativas sobre os aspectos moleculares do câncer

Autores

  • Fernanda Thomaz Universidade de São Paulo
  • Luana Hallai Universidade de São Paulo
  • Amanda Magalhães Escola Móbile
  • Rodrigo Venturoso Mendes da Silveira Escola Móbile

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.361

Palavras-chave:

câncer, metodologias ativas, biologia molecular, aula invertida, painel integrado, ensino médio

Resumo

O planejamento das aulas abarcou metodologias ativas de aprendizagem, como a sala de aula invertida e uma versão modificada da dinâmica de painel integrado. As estratégias foram combinadas para o ensino de aspectos básicos de biologia molecular do câncer para turmas do Ensino Médio. Por meio das atividades propostas, os estudantes puderam compreender que o termo câncer caracteriza um grande conjunto de doenças com causas genéticas. Eles também puderam conhecer os mecanismos moleculares gerais associados ao desenvolvimento de tumores, relacionando-os com mutações em genes responsáveis por regular a multiplicação celular.

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Biografia do Autor

Fernanda Thomaz, Universidade de São Paulo

Graduanda do Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, SP.

Luana Hallai, Universidade de São Paulo

Graduanda do Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, SP.

Amanda Magalhães, Escola Móbile

Escola Móbile.

Rodrigo Venturoso Mendes da Silveira, Escola Móbile

Escola Móbile.

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Publicado

2021-01-08

Como Citar

Thomaz, F., Hallai, L., Magalhães, A., & Silveira, R. V. M. da. (2021). Metodologias ativas sobre os aspectos moleculares do câncer. Genética Na Escola, 16(1), 66–81. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.361

Edição

Seção

Na sala de aula