O efeito Angelina Jolie, um role playing para discutir genética humana e medicina personalizada no ensino médio

Autores

  • Paula Fernandes Tavares Cezar de Mello Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.362

Palavras-chave:

ensino de genética humana, câncer de mama, herança complexa, medicina personalizada, BRCA, role playing

Resumo

O role playing O Efeito Angelina Jolie é endereçado aos docentes da Educação Básica, especificamente do Ensino Médio, que tenham por objetivo promover um Ensino de Genética contextualizado com questões sociocientíficas, conforme a abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade. Discutiremos o impacto social de tecnologias pós-genômicas, ilustrado por um caso particular da medicina personalizada, através da estratégia didática role playing ou caso simulado. Para motivação inicial desta atividade, apresentaremos o caso da atriz Angelina Jolie e sua opção pela dupla mastectomia preventiva e remoção dos ovários após saber-se portadora de uma mutação no gene BRCA1. Em seguida, baseados em um caso hipotético, os estudantes realizarão um debate no qual representarão diferentes segmentos da sociedade e defenderão seus argumentos. Com isso, espera-se contribuir para o letramento científico em Genética, promover a democratização de informações, ressaltar a importância de debates pautados no conhecimento científico e ponderados pela ética. Ademais, espera-se discutir o papel do ambiente, da penetrância e da expressividade em doenças complexas, possibilitando uma pedagogia que coopere para a redução de ideias apoiadas pelo determinismo genético.

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Biografia do Autor

Paula Fernandes Tavares Cezar de Mello, Colégio Pedro II

Colégio Pedro II, Campus Duque de Caxias, Departamento de Biologia e Ciências. Duque de Caxias, RJ.

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Publicado

2021-01-08

Como Citar

Mello, P. F. T. C. de. (2021). O efeito Angelina Jolie, um role playing para discutir genética humana e medicina personalizada no ensino médio. Genética Na Escola, 16(1), 94–107. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.362

Edição

Seção

Na sala de aula