O efeito Angelina Jolie, um role playing para discutir genética humana e medicina personalizada no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.362Palavras-chave:
ensino de genética humana, câncer de mama, herança complexa, medicina personalizada, BRCA, role playingResumo
O role playing O Efeito Angelina Jolie é endereçado aos docentes da Educação Básica, especificamente do Ensino Médio, que tenham por objetivo promover um Ensino de Genética contextualizado com questões sociocientíficas, conforme a abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade. Discutiremos o impacto social de tecnologias pós-genômicas, ilustrado por um caso particular da medicina personalizada, através da estratégia didática role playing ou caso simulado. Para motivação inicial desta atividade, apresentaremos o caso da atriz Angelina Jolie e sua opção pela dupla mastectomia preventiva e remoção dos ovários após saber-se portadora de uma mutação no gene BRCA1. Em seguida, baseados em um caso hipotético, os estudantes realizarão um debate no qual representarão diferentes segmentos da sociedade e defenderão seus argumentos. Com isso, espera-se contribuir para o letramento científico em Genética, promover a democratização de informações, ressaltar a importância de debates pautados no conhecimento científico e ponderados pela ética. Ademais, espera-se discutir o papel do ambiente, da penetrância e da expressividade em doenças complexas, possibilitando uma pedagogia que coopere para a redução de ideias apoiadas pelo determinismo genético.
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