Negacionismo, criacionismo e o ensino de evolução

Autores

  • Leonardo Augusto Luvison Araújo Universidade de São Paulo
  • Claudio Ricardo Martins dos Reis Universidade Federal da Bahia
  • Ronaldo Antonio Paesi Instituto Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.397

Palavras-chave:

criacionismo, design inteligente, negacionismo, pseudociência, fake news, ensino de evolução

Resumo

Ciência e criacionismo não são ne- cessariamente incompatíveis, se ca- racterizarmos o criacionismo como toda e qualquer visão de mundo que supõe um criador divino. No entanto, certos grupos criacionis- tas com grande influência e poder em nossas sociedades são negacio- nistas científicos. O termo nega- cionismo é usado para descrever uma rejeição sistemática relativa a fatos e teorias bem estabelecidos na ciência. Como veremos, os dife- rentes grupos negacionistas com- partilham uma série de estratégias empregadas para a distorção e ne- gação da ciência. Por fim, discuti- remos algumas afirmações antievo- lucionistas que podem surgir nas aulas de biologia e forneceremos sugestões de como lidar com elas.

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Biografia do Autor

Leonardo Augusto Luvison Araújo, Universidade de São Paulo

Pós-doutorando, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Claudio Ricardo Martins dos Reis, Universidade Federal da Bahia

Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Ronaldo Antonio Paesi, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Feliz, RS

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Araújo, L. A. L., Reis, C. R. M. dos, & Paesi, R. A. (2021). Negacionismo, criacionismo e o ensino de evolução. Genética Na Escola, 16(2), 380–387. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.397

Edição

Seção

Genética e Sociedade