Seminário em formato live
uma abordagem alternativa no ensino-aprendizagem de evolução biológica
DOI:
https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.399Palavras-chave:
aprendizagem baseada em projeto, biologia evolutiva, ensino de evolução, estratégias de ensino-aprendizagem, metodologia alternativa, metodologia ativaResumo
O ensino de evolução biológica é facilmente distorcido por diversos fatores, como sua frag- mentação curricular, a polêmica gerada frente a crenças religiosas e a carência de metodologias que instiguem sua compreensão. Esta pesquisa investiga as contribuições de uma metodologia alternativa no ensino-aprendizagem de evolu- ção biológica por alunos da disciplina de Bio- logia Evolutiva do curso de Ciências Biológi- cas. Por meio da preparação e apresentação de um evento online aberto ao público geral com o tema “Na trilha da Evolução: de Darwin à Sín- tese Estendida”, foi sugerido que os alunos-pa- lestrantes respondessem a dois questionários, um prévio e outro após o evento, para que pu- déssemos mapear por meio de suas respostas as contribuições e limitações de tal metodo- logia alternativa. O processo de construção e apresentação do evento teve um retorno posi- tivo de todos os palestrantes que, apesar de re- latarem ansiedade e sobrecarga, consideraram o evento uma experiência incrível, que agregou grande amadurecimento pessoal e profissional, além de contribuir para o currículo e futura atuação no ensino e na divulgação científica. Ainda segundo os participantes, o formato on- line, apesar de esfriar as relações humanas ca- racterísticas de um evento presencial e contar com a imprevisibilidade da conexão à internet, proporciona também um alcance maior de pú- blico e uma experiência inovadora.
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