Seminário em formato live

uma abordagem alternativa no ensino-aprendizagem de evolução biológica

Autores

  • Jéssica Prado Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Roberto Meira Pires Rocha Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Luciana Aguilar-Aleixo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.399

Palavras-chave:

aprendizagem baseada em projeto, biologia evolutiva, ensino de evolução, estratégias de ensino-aprendizagem, metodologia alternativa, metodologia ativa

Resumo

O ensino de evolução biológica é facilmente distorcido por diversos fatores, como sua frag- mentação curricular, a polêmica gerada frente a crenças religiosas e a carência de metodologias que instiguem sua compreensão. Esta pesquisa investiga as contribuições de uma metodologia alternativa no ensino-aprendizagem de evolu- ção biológica por alunos da disciplina de Bio- logia Evolutiva do curso de Ciências Biológi- cas. Por meio da preparação e apresentação de um evento online aberto ao público geral com o tema “Na trilha da Evolução: de Darwin à Sín- tese Estendida”, foi sugerido que os alunos-pa- lestrantes respondessem a dois questionários, um prévio e outro após o evento, para que pu- déssemos mapear por meio de suas respostas as contribuições e limitações de tal metodo- logia alternativa. O processo de construção e apresentação do evento teve um retorno posi- tivo de todos os palestrantes que, apesar de re- latarem ansiedade e sobrecarga, consideraram o evento uma experiência incrível, que agregou grande amadurecimento pessoal e profissional, além de contribuir para o currículo e futura atuação no ensino e na divulgação científica. Ainda segundo os participantes, o formato on- line, apesar de esfriar as relações humanas ca- racterísticas de um evento presencial e contar com a imprevisibilidade da conexão à internet, proporciona também um alcance maior de pú- blico e uma experiência inovadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Prado Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA

Roberto Meira Pires Rocha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduando do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA

Luciana Aguilar-Aleixo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Ciências Naturais (DCN), Vitória da Conquista, BA

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Silva, J. P., Rocha, R. M. P., & Aguilar-Aleixo, L. . (2021). Seminário em formato live: uma abordagem alternativa no ensino-aprendizagem de evolução biológica. Genética Na Escola, 16(2), 420–429. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.399

Edição

Seção

Investigações em Ensino de Genética