Que direção seguir?

Melhor nenhuma!

Autores

  • Alessandra da Conceição Zanin Universidade Federal do Paraná
  • Marina Corrêa Scalon Universidade Federal do Paraná
  • Paula Carolina Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • Allana K. P. da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Felipe Aguiar Martin Universidade Federal do Paraná
  • Guilherme Rosa Universidade Federal do Paraná
  • Iago Gabriel da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Isabela Santos Kropiwiec Universidade Federal do Paraná
  • Laura Laino da Costa Universidade Federal do Paraná
  • Luddy Searom Carias de Moraes Universidade Federal do Paraná
  • Nickolas Spinelli Klein Universidade Federal do Paraná
  • Pollyana de Brito Universidade Federal do Paraná
  • Yasmin Cristina Ribeiro da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Fabricius M. C. B. Domingos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.405

Palavras-chave:

biologia evolutiva, ensino médio, hierarquia evolutiva, material didático, paradigma panglossiano, teleologia

Resumo

Neste trabalho, desenvolvemos e aplicamos dois ma- teriais didáticos digitais (vídeo e folder) que podem auxiliar na desconstrução do pensamento teleológico e da ideia da hierarquia evolutiva em sala de aula, e ve- rificamos sua eficiência em uma situação experimen- tal alheia à sala de aula. Buscamos abordar conceitos básicos de evolução biológica, tratando explicitamen- te dos problemas da teleologia e da hierarquia evolu- tiva, a serem trabalhados no Ensino Médio e poten- cialmente em disciplinas introdutórias do primeiro ano de cursos na grande área das Ciências Biológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra da Conceição Zanin, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR

Marina Corrêa Scalon, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR

Paula Carolina Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Botânica, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR

Allana K. P. da Silva, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR

Felipe Aguiar Martin, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR

Guilherme Rosa, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR

Iago Gabriel da Silva, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR

Isabela Santos Kropiwiec, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR

Laura Laino da Costa, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR

Luddy Searom Carias de Moraes, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR

Nickolas Spinelli Klein, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR

Pollyana de Brito, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR

Yasmin Cristina Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR

Fabricius M. C. B. Domingos, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Zanin, A. da C., Scalon, M. C., Ferreira, P. C., Silva, A. K. P. da, Martin, F. A., Rosa, G., Silva, I. G. da, Kropiwiec, I. S., Costa, L. L. da, Moraes, L. S. C. de, Klein, N. S., Brito, P. de, Silva, Y. C. R. da, & Domingos, F. M. C. B. (2021). Que direção seguir? Melhor nenhuma!. Genética Na Escola, 16(2), 474–487. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.405

Edição

Seção

Materiais Didáticos