Ensino de Biologia

uma perspectiva evolutiva – a evolução como eixo integrador na educação básica

Autores

  • Leonardo Augusto Luvison Araújo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.406

Palavras-chave:

ensino de evolução, biologia, educação básica, interdisciplinaridade, livro didático, biodiversidade

Resumo

Uma das frases mais difundidas na Biologia é "Nada em biologia faz sentido ex- ceto à luz da evolução", do geneticista Theodosius Dobzhansky, cunhada em um título de artigo no periódico American Biology Teacher (1973). Apesar desta re- conhecida importância da evolução, quando olhamos para prática de ensino de biologia encontramos uma realidade muito distinta. Pesquisas feitas com profes- sores, em livros didáticos e em currículos efetivamente adotados na educação bá- sica verificaram que a utilização da evolução biológica como um eixo integrador ainda é incipiente. No Brasil, a evolução muitas vezes é tratada como apenas mais um conteúdo, usualmente presente apenas nos últimos capítulos dos livros didá- ticos destinados aos terceiros anos do ensino médio.

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Biografia do Autor

Leonardo Augusto Luvison Araújo, Universidade de São Paulo

Pesquisador de Pós-Doutorado, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, SP

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Araújo, L. A. L. (2021). Ensino de Biologia: uma perspectiva evolutiva – a evolução como eixo integrador na educação básica. Genética Na Escola, 16(2), 488–489. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.406

Edição

Seção

Resenhas