Ensino de Biologia
uma perspectiva evolutiva – a evolução como eixo integrador na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2021.406Palavras-chave:
ensino de evolução, biologia, educação básica, interdisciplinaridade, livro didático, biodiversidadeResumo
Uma das frases mais difundidas na Biologia é "Nada em biologia faz sentido ex- ceto à luz da evolução", do geneticista Theodosius Dobzhansky, cunhada em um título de artigo no periódico American Biology Teacher (1973). Apesar desta re- conhecida importância da evolução, quando olhamos para prática de ensino de biologia encontramos uma realidade muito distinta. Pesquisas feitas com profes- sores, em livros didáticos e em currículos efetivamente adotados na educação bá- sica verificaram que a utilização da evolução biológica como um eixo integrador ainda é incipiente. No Brasil, a evolução muitas vezes é tratada como apenas mais um conteúdo, usualmente presente apenas nos últimos capítulos dos livros didá- ticos destinados aos terceiros anos do ensino médio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o manuscrito os autores concordam que o copyright de seu artigo seja transferido para a Sociedade Brasileira de Genética, se e quando o artigo for aceito para publicação. Excetuando-se o download e impressão, que são gratuitos, nenhuma parte desta publicação poderá ser utilizada sem permissão por escrito da Sociedade Brasileira de Genética.