Ancestralidade

genética, herança e identidade

Autores

  • Lilian Kimura Universidade de São Paulo
  • Renan Barbosa Lemes Universidade de São Paulo
  • Kelly Nunes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2022.421

Palavras-chave:

ancestralidade genética, testes de ancestralidade, diversidade genética

Resumo

De onde vieram nossos antepassados? Essa pergunta tem guiado milhares de pessoas em uma busca por suas origens, alimentada pela divulgação de testes genéticos nas redes sociais, comercializados por empresas privadas que oferecem respostas para questionamentos como esse. Assim, os testes de ancestralidade vêm ganhando popularidade, levantando questões importantes sobre seu impacto na ciência e no cotidiano da sociedade. No presente artigo são abordados conceitos de genética de populações que constituem a base para os testes, além de reflexões sobre as possibilidades de aplicação das informações obtidas a partir dos dados genéticos - da expansão do conhecimento sobre a história evolutiva humana aos usos indevidos que podem levar à segregação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Kimura, Universidade de São Paulo

Pesquisadora do Laboratório de Genômica Populacional Humana, Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, Instituto de Biociências.

Renan Barbosa Lemes, Universidade de São Paulo

Pós-doutorando do Laboratório de Genômica Populacional Humana, Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, Instituto de Biociências.

Kelly Nunes, Universidade de São Paulo

Pós-doutoranda do Laboratório de Genética Evolutiva, Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, Instituto de Biociências.

Downloads

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Kimura, L., Lemes, R. B., & Nunes, K. (2022). Ancestralidade: genética, herança e identidade. Genética Na Escola, 17(1), 41–52. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2022.421

Edição

Seção

Genética e Sociedade