Ensino de genética humana

novas abordagens para sensibilização de estudantes no contexto das síndromes genéticas

Autores

  • Gabriela Garcia de Carvalho Laguna Universidade Federal da Bahia. Instituto Multidisciplinar em Saúde
  • Cintia Rodrigues Marques Universidade Federal da Bahia. Instituto Multidisciplinar em Saúde

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2022.422

Palavras-chave:

inclusão social, síndrome de Down, estigma social, integralidade em saúde, educação, metodologias ativas

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta pedagógica para sensibilização de estudantes de graduação quanto às síndromes genéticas, visando a inclusão de pessoas com necessidades específicas e uma assistência profissional integral. Para isso foram utilizadas metodologias ativas e formas de expressão artística, como o cinema e o teatro. No artigo, compartilhamos estratégias que, aplicadas em sala de aula para o curso de medicina, mostraram-se potentes para uma aprendizagem significativa, com a compreensão empática das dificuldades enfrentadas por pessoas com necessidades específicas e suas famílias, alinhada a proposições de como reduzi-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Laguna, G. G. de C., & Marques, C. R. (2022). Ensino de genética humana: novas abordagens para sensibilização de estudantes no contexto das síndromes genéticas. Genética Na Escola, 17(1), 53–60. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2022.422

Edição

Seção

Na sala de aula