Isoenzimas de amilase

acessando a diversidade genética

Autores

  • Kátia Luiza Kraemmer Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcos Trindade da Rosa Universidade Federal de Santa Maria
  • Lenira M. N. Sepel Universidade Federal de Santa Maria
  • Elgion L. S. Loreto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2022.424

Palavras-chave:

variabilidade genética, ensino de genética, isozimas, polimorfismo gênico

Resumo

Um desafio no ensino de Genética na graduação é mostrar ao aluno a dimensão da diversidade genética existente nas populações, principalmente em relação ao fator molecular. Trazemos neste artigo o relato de uma experiência didática que temos empregado com sucesso. Utilizamos o sistema de eletroforese de gel de agarose, usado para separar ácidos nucléicos que são muito comuns em laboratório de genética e biologia molecular para analisar amostras de DNA e RNA. Com sistema de eletroforese e alguns reagentes de fácil acesso (insetos dos cereais, amido de milho e solução de iodo) é possível que os alunos realizem uma atividade prática que permite vislumbrar a diversidade genética de isoenzimas de amilase.

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Biografia do Autor

Kátia Luiza Kraemmer, Universidade Federal de Santa Maria

Licencianda do curso de Ciências Biológicas.

Marcos Trindade da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando do PPG em Biodiversidade Animal.

Lenira M. N. Sepel, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Ecologia e Evolução.

Elgion L. S. Loreto, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular.

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Publicado

2022-03-16

Como Citar

Kraemmer, K. L., Rosa, M. T. da, Sepel, L. M. N., & Loreto, E. L. S. (2022). Isoenzimas de amilase: acessando a diversidade genética. Genética Na Escola, 17(1), 73–79. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2022.424

Edição

Seção

Na sala de aula