Modelo didático para compreender variações genéticas humanas

Autores

  • Iasmin Souza Lima Universidade Federal da Bahia
  • Gabriella Almeida Santos de Santana Universidade Federal da Bahia
  • Felipe dos Santos Barbieri Universidade Federal da Bahia
  • Larissa Fernandes Universidade Federal da Bahia
  • Diego Coimbra Universidade Federal da Bahia
  • Cintia Rodrigues Marques Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2022.426

Palavras-chave:

transcrição, tradução, gene, polimorfismo, mutação, anemia falciforme

Resumo

O modelo didático exposto neste trabalho possibilita que graduandos de ciências biológicas e ciências da saúde possam entender melhor conceitos teóricos referentes aos mecanismos de transcrição e tradução. O modelo apresentado foi desenvolvido a partir de uma simulação envolvendo o gene da b globina e as mutações e polimorfismos relacionados à anemia falciforme. A atividade proposta tem a finalidade de demonstrar como a informação gênica contida na molécula de DNA é transcrita e traduzida, e de que forma uma mutação ou polimorfismo pode interferir na formação do produto final, a proteína.

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Biografia do Autor

Iasmin Souza Lima, Universidade Federal da Bahia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biociências, Instituto Multidisciplinar em Saúde/Campus Anísio Teixeira (IMS/CAT-UFBA).

Gabriella Almeida Santos de Santana, Universidade Federal da Bahia

Graduando(a) em Medicina, Instituto Multidisciplinar em Saúde/Campus Anísio Teixeira, (IMS/CAT-UFBA).

Felipe dos Santos Barbieri, Universidade Federal da Bahia

Graduando em Medicina, Instituto Multidisciplinar em Saúde/Campus Anísio Teixeira, (IMS/CAT-UFBA).

Larissa Fernandes, Universidade Federal da Bahia

Graduando(a) em Medicina, Instituto Multidisciplinar em Saúde/Campus Anísio Teixeira, (IMS/CAT-UFBA).

Diego Coimbra, Universidade Federal da Bahia

Discente do Programa de Pós-Graduação em Biociências, Instituto Multidisciplinar em Saúde/Campus Anísio Teixeira, (IMS/CAT-UFBA).

Cintia Rodrigues Marques, Universidade Federal da Bahia

Laboratório de Imunogenética e Farmacogenômica, (UFBA/SSA). Programa de Pós Graduação em Biociências, Instituto Multidisciplinar em Saúde/Campus Anísio Teixeira, (IMS/CAT-UFBA).

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Publicado

2022-03-16

Como Citar

Lima, I. S., Santana, G. A. S. de, Barbieri, F. dos S., Fernandes, L., Coimbra, D., & Marques, C. R. (2022). Modelo didático para compreender variações genéticas humanas. Genética Na Escola, 17(1), 103–113. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2022.426

Edição

Seção

Materiais Didáticos