Criaturas noturnas

investigando os cromossomos e a diversidade de morcegos no Brasil

Autores

  • Adriano Santos Universidade de São Paulo
  • Karina de Cassia Faria Universidade do Estado de Mato Grasso

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2024.494

Palavras-chave:

mamíferos, citogenética, cariótipo, evolução, marcadores cromossômicos

Resumo

Entre os animais que mais despertam a curiosidade e mitos entre as pessoas estão os morcegos, mamíferos com grande diversificação em número de espécies e os únicos que podem voar. Em consequência dessa diversificação, os morcegos desempenham importantes papéis ecológicos como a polinização de flores, distribuição de sementes em áreas desmatadas e controle de populações de insetos, sendo um grupo prioritário para estudos de conservação. Os estudos de caracterização genética dos organismos nos auxiliam no entendimento dos eventos ocorridos ao longo de sua evolução. Entre as estratégias aplicadas estão os estudos de citogenética, fornecendo ferramentas para investigar mudanças na estrutura e organização dos cromossomos, que são os veículos de transmissão das características hereditárias. Aqui, vamos entender um pouco do papel das técnicas de estudo dos cromossomos que permitem o entendimento dos eventos que ocorreram na diferenciação das espécies de morcegos que ocorrem no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Santos, Universidade de São Paulo

Departamento de Genética, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Doutor em Ciências Biológicas (Genética), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.

Karina de Cassia Faria, Universidade do Estado de Mato Grasso

Faculdade de Ciências Agrárias, Biológicas e Sociais Aplicadas, Universidade do Estado de Mato Grasso, Nova Xavantina, Mato Grosso, Brasil. Doutora em Genética, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita-Filho.

Downloads

Publicado

2024-03-01

Como Citar

Santos, A., & Faria, K. de C. (2024). Criaturas noturnas: investigando os cromossomos e a diversidade de morcegos no Brasil. Genética Na Escola, 19(1), 15–23. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2024.494

Edição

Seção

Genética e Sociedade