Eletroforese de ácidos nucléicos

uma prática para o ensino de genética

Autores

  • Emanuel Ricardo Monteiro Martinez UNESP
  • Luiz Ricardo de Souza Paiva UNESP

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2008.51

Palavras-chave:

Ensino, Eletroforese, genética

Resumo

No ensino de Genética tornam-se necessários práticas auxiliares ao aprendizado de diversos subtemas como, por exemplo, DNA. Neste sentido, a eletroforese em gel de agarose possibilita a observação do DNA extraído de um organismo de maneira menos abstrata do que em um laboratório de pesquisa. Mas, realizar esta prática em sala de aula torna-se muito difícil devido ao seu alto custo. Refletindo sobre este problema, desenvolvemos e adaptamos a eletroforese em gel de amido de uso culinário, tornando o assunto DNA mais visível, para o entendimento das teorias a respeito.

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Biografia do Autor

Emanuel Ricardo Monteiro Martinez, UNESP

Departamento de Morfologia, Laboratório de Biologia e Genética de Peixes, UNESP

Luiz Ricardo de Souza Paiva, UNESP

Departamento de Morfologia, Laboratório de Biologia e Genética de Peixes, UNESP

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Publicado

2008-03-12

Como Citar

Martinez, E. R. M., & Paiva, L. R. de S. (2008). Eletroforese de ácidos nucléicos: uma prática para o ensino de genética. Genética Na Escola, 3(1), 43–48. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2008.51

Edição

Seção

Artigos