Inteligência artificial em sala de aula: amiga ou inimiga? Estudantes ajudam ChatGPT a fazer músicas sobre Evolução

Autores

  • Antonio Mateo Solé-Cava Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Biologia
  • Marcelo Cortes Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro. Colégio de Aplicação

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2024.523

Palavras-chave:

inteligência artificial, ludicidade, ChatGPT, evolução biológica

Resumo

A recente e grande publicidade de plataformas de inteligência artificial, nas quais chatbots simulam conversações sobre qualquer assunto, tem provocado reações variadas entre educadores, que vão desde o otimismo para uma nova era de divulgação e análise do conhecimento, até a desconfiança sobre seu uso para resolução fraudulenta de atividades pelos estudantes. Relatamos aqui um uso positivo da plataforma ChatGPT para o processo de ensino-aprendizado em uma disciplina sobre evolução para a graduação em Ciências Biológicas. Grupos de estudantes foram desafiados a compor paródias em vários estilos musicais sobre diversos conceitos de evolução com o uso do ChatGPT. As interações entre estudantes e a plataforma, assim como as versões finais das paródias revelaram que o uso adequado do ChatGPT pode auxiliar na aprendizagem de temas complexos. A atividade proposta pode ser reproduzida em diferentes contextos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Mateo Solé-Cava, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Biologia

Professor Titular. Departamento de Genética, Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Doutorado em biologia marinha, Univ. Liverpool, Inglaterra.

Marcelo Cortes Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Colégio de Aplicação

Professor de Ciências Biológicas. Colégio de Aplicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE) da UFRJ.

Downloads

Publicado

2024-03-01

Como Citar

Solé-Cava, A. M., & Silva, M. C. (2024). Inteligência artificial em sala de aula: amiga ou inimiga? Estudantes ajudam ChatGPT a fazer músicas sobre Evolução. Genética Na Escola, 19(1), 68–78. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2024.523

Edição

Seção

Na sala de aula