Inteligência artificial em sala de aula: amiga ou inimiga? Estudantes ajudam ChatGPT a fazer músicas sobre Evolução
DOI:
https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2024.523Palavras-chave:
inteligência artificial, ludicidade, ChatGPT, evolução biológicaResumo
A recente e grande publicidade de plataformas de inteligência artificial, nas quais chatbots simulam conversações sobre qualquer assunto, tem provocado reações variadas entre educadores, que vão desde o otimismo para uma nova era de divulgação e análise do conhecimento, até a desconfiança sobre seu uso para resolução fraudulenta de atividades pelos estudantes. Relatamos aqui um uso positivo da plataforma ChatGPT para o processo de ensino-aprendizado em uma disciplina sobre evolução para a graduação em Ciências Biológicas. Grupos de estudantes foram desafiados a compor paródias em vários estilos musicais sobre diversos conceitos de evolução com o uso do ChatGPT. As interações entre estudantes e a plataforma, assim como as versões finais das paródias revelaram que o uso adequado do ChatGPT pode auxiliar na aprendizagem de temas complexos. A atividade proposta pode ser reproduzida em diferentes contextos educacionais.
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