O mapa da mina

entendendo o mapeamento gênico

Autores

  • Leonardo Pires Capelli Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
  • Rafaella Maria Pessutti Nascimento Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2008.55

Palavras-chave:

mapeamento gênico

Resumo

A atividade “O mapa da mina: entendendo o mapeamento gênico” é um recurso didático que possibilita a simulação da investigação científica sobre o funcionamento celular de um gene e sua identificação. Através da representação de um condomínio de casas e de seus moradores, faz-se uma associação com a célula eucarionte considerando-se algumas situações. Supõese que os moradores são funcionários de uma mesma empresa que procuram manter o equilíbrio e o bom funcionamento da fábrica. Assim, por analogia, durante o desenvolvimento da atividade, o professor pode propor diferentes situações atribuladas que interferem no bom funcionamento da célula, tentando torná-la semelhante à atividade de um cientista da área de genética humana, que busca identificar diversos tipos de genes e suas funções específicas.

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Biografia do Autor

Leonardo Pires Capelli, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Laboratório de Genética Humana, Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Rafaella Maria Pessutti Nascimento, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Laboratório de Genética Humana, Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, Instituto de
Biociências da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2008-03-12

Como Citar

Capelli, L. P., & Nascimento, R. M. P. (2008). O mapa da mina: entendendo o mapeamento gênico. Genética Na Escola, 3(1), 11–18. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2008.55

Edição

Seção

Artigos