O gene ESR1 e suas implicações na saúde

Autores

  • Jeanine Schütz Cardoso Teófilo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Luiza Guimarães de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliana Dal-Ri Lindenau Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2025.593

Palavras-chave:

ESR1, receptor de estrogênio alfa, polimorfismos genéticos, câncer de mama, metabolismo, obesidade

Resumo

O gene do receptor de estrogênio 1 (ESR1), que codifica o receptor de estrogênio alfa (ERα), regula como nosso corpo responde ao estrogênio, influenciando o funcionamento dos sistemas nervoso central, cardiovascular e imunológico. Ele está ligado a funções importantes, como proteger nossos ossos, controlar o metabolismo e influenciar o risco de doenças como o câncer de mama e a obesidade. Estudar suas variantes genéticas pode ajudar a desenvolver tratamentos mais eficientes ou personalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeanine Schütz Cardoso Teófilo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular e Genética.

Maria Luiza Guimarães de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular e Genética.

Juliana Dal-Ri Lindenau, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular e Genética.

Downloads

Publicado

2025-03-01

Como Citar

Teófilo, J. S. C., Oliveira, M. L. G. de, & Lindenau, J. D.-R. (2025). O gene ESR1 e suas implicações na saúde. Genética Na Escola, 20(1), 51–58. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2025.593

Edição

Seção

Um Gene