O gene FOXP2 e o advento da linguagem

Autores

  • Júlia Morais Lima Universidade Estadual da Paraíba.
  • Eloisa Soares Correia Universidade Estadual da Paraíba
  • Yorran Hardman Araújo Montenegro Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2025.600

Palavras-chave:

FOXP2, linguagem, evolução

Resumo

Dentre as características que distinguem o ser humano das outras espécies, sem dúvida uma das mais marcantes é a sua capacidade de desenvolver um sistema rico e complexo de linguagem. Por essa razão, estudiosos vêm conduzindo pesquisas que se propõem a desvendar como o homem adquiriu essa habilidade. Dentre as descobertas mais empolgantes, encontra-se o gene FOXP2, pertencente à subclasse FOXP da família Forkhead Box, que está diretamente relacionado à habilidade da fala. Mutações associadas a esse gene promovem dificuldades no desenvolvimento e aprendizagem linguística. Desde então, os estudos foram avançando de forma significativa, contribuindo para o esclarecimento sobre como a proteína FoxP2 regula a expressão de outros genes e auxilia na aquisição linguística. O aspecto evolutivo da fala ao longo das espécies não-humanas também é um ponto de curiosidade a ser explorado. Apre- sentamos aqui informações acerca desse gene, cuja relevância segue impulsionando novas des- cobertas no campo, não somente da linguística, mas também da genética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Morais Lima, Universidade Estadual da Paraíba.

Aluna de graduação em Psicologia.

Eloisa Soares Correia, Universidade Estadual da Paraíba

Aluna de graduação em Psicologia.

Yorran Hardman Araújo Montenegro, Universidade Estadual da Paraíba

Professor substituto da Universidade Estadual da Paraíba e Doutor em Neurociência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2025-03-01

Como Citar

Lima, J. M., Correia, E. S., & Montenegro, Y. H. A. (2025). O gene FOXP2 e o advento da linguagem. Genética Na Escola, 20(1), 59–66. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2025.600

Edição

Seção

Um Gene