Impressão 3D no ensino de Genética

uma abordagem interativa para o estudo da estrutura do DNA

Autores

  • Ricardo Utsunomia Universidade Estadual Paulista
  • Júlia Chiti Pinheiro Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2025.602

Palavras-chave:

Impressão 3D, genética molecular, DNA, ensino

Resumo

A genética é fundamental no ensino de biologia e a compreensão da estrutura do DNA é essencial para entender processos biológicos e moleculares. Este artigo propõe o uso da impressão 3D como ferramenta didática para o ensino da estrutura do DNA, oferecendo uma abordagem interativa e acessível. Modelos 3D de baixo custo permitem que os alunos visualizem e manipulem a molécula de DNA, facilitando a aprendizagem de conceitos complexos, como a complementaridade de bases e o antiparalelismo das fitas. O modelo proposto pode ser adaptado a diferentes níveis de ensino, desde o ensino básico até o superior, e é complementado por atividades práticas, como a montagem e replicação do DNA, que estimulam a participação ativa e o desenvolvimento de habilidades científicas. A utilização de softwares de modelagem, como o Fusion 360, permite a personalização dos modelos, tornando o recurso ainda mais flexível. Esta abordagem demonstra como tecnologias emergentes podem enriquecer o ensino de genética, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Utsunomia, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru.

Júlia Chiti Pinheiro, Universidade Estadual Paulista

Departamento de Educação, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru.

Downloads

Publicado

2025-03-01

Como Citar

Utsunomia, R., & Pinheiro, J. C. (2025). Impressão 3D no ensino de Genética: uma abordagem interativa para o estudo da estrutura do DNA. Genética Na Escola, 20(1), 38–47. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2025.602

Edição

Seção

Materiais Didáticos