Impressão 3D no ensino de Genética
uma abordagem interativa para o estudo da estrutura do DNA
DOI:
https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2025.602Palavras-chave:
Impressão 3D, genética molecular, DNA, ensinoResumo
A genética é fundamental no ensino de biologia e a compreensão da estrutura do DNA é essencial para entender processos biológicos e moleculares. Este artigo propõe o uso da impressão 3D como ferramenta didática para o ensino da estrutura do DNA, oferecendo uma abordagem interativa e acessível. Modelos 3D de baixo custo permitem que os alunos visualizem e manipulem a molécula de DNA, facilitando a aprendizagem de conceitos complexos, como a complementaridade de bases e o antiparalelismo das fitas. O modelo proposto pode ser adaptado a diferentes níveis de ensino, desde o ensino básico até o superior, e é complementado por atividades práticas, como a montagem e replicação do DNA, que estimulam a participação ativa e o desenvolvimento de habilidades científicas. A utilização de softwares de modelagem, como o Fusion 360, permite a personalização dos modelos, tornando o recurso ainda mais flexível. Esta abordagem demonstra como tecnologias emergentes podem enriquecer o ensino de genética, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e eficaz.
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