Explorando a genética humana com ABP

uma abordagem ativa e contextualizada

Autores

  • Nathália de Andrade Simon Universidade Federal da Bahia
  • Gabriel Albernaz dos Santos Universidade Federal da Bahia
  • Samuel Lacerda Fogaça Universidade Federal da Bahia
  • Cintia Rodrigues Marques Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

aprendizagem baseada em problemas, oncogene, supressor de tumor, leucemia, retinoblastoma

Resumo

Metodologias ativas no ensino de genética incluem inserir problemas na exploração de temas curriculares. Relatamos a experiência vivenciada na disciplina optativa Genética do Câncer, ofertada no Instituto Multidisciplinar em Saúde, da Universidade Federal da Bahia. A atividade proposta envolveu usar a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em quatro aulas, divididas em duas etapas para grupos de 10 a 12 alunos de cursos diferentes da área de saúde e biológicas de diversos semestres. A proposta, articulada ao acompanhamento docente atento e comprometido, demonstrou potencial para engajar os estudantes na análise de situações-problema, promovendo uma participação ativa e favorecendo a construção coletiva e significativa do conhecimento.

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Biografia do Autor

Nathália de Andrade Simon , Universidade Federal da Bahia

Graduandos em Biotecnologia, Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde/Campus Anísio Teixeira (IMS/CAT-UFBA).

Gabriel Albernaz dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Graduandos em Biotecnologia, Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde/Campus Anísio Teixeira (IMS/CAT-UFBA).

Samuel Lacerda Fogaça, Universidade Federal da Bahia

Graduandos em Biotecnologia, Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde/Campus Anísio Teixeira (IMS/CAT-UFBA).

Cintia Rodrigues Marques, Universidade Federal da Bahia

Laboratório de Imunogenética e Farmacogenômica, Universidade Federal da Bahia (UFBA/SSA); Programa de Pós-Graduação em Biociências, Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde/Campus Anísio Teixeira (IMS/CAT-UFBA).

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

Simon , N. de A., Santos, G. A. dos, Fogaça, S. L., & Marques, C. R. (2025). Explorando a genética humana com ABP: uma abordagem ativa e contextualizada. Genética Na Escola, 20(2), 101–107. Recuperado de https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/619

Edição

Seção

Na sala de aula