As plantas e seus três genomas

nuclear, plastidial e mitocondrial

Autores

  • Richard Tarcísio de Lima Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Jeronymo Dalapicolla Universidade Federal da Paraíba
  • Leandro Lacerda Giacomin Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

DNA plastidial, DNA mitocondrial, evolução, duplicações

Resumo

As plantas possuem material genético (DNA) em três compartimentos diferentes das células: no núcleo, no cloroplasto e na mitocôndria, conferindo às plantas uma maior complexidade genômica e as diferenciando da maioria dos outros eucariotos. Nas plantas com flores, normalmente, o genoma mitocondrial tem tamanho maior que o genoma do cloroplasto, sendo esse último o menor dos genomas da célula. Contudo, o genoma nuclear porta o maior número de genes, sendo, portanto, o genoma que controla a maior parte das funções celulares. Durante a história evolutiva das plantas, o genoma nuclear incorporou genes do cloroplasto e da mitocôndria por meio de transferência gênica. Além disso, há um histórico de duplicações no genoma nuclear das plantas, assim como outras características que o tornam dinâmico e complexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richard Tarcísio de Lima Alves, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Ciências Biológicas, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Paraíba.

Jeronymo Dalapicolla, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas, Doutor em Ecologia Aplicada, Professor adjunto na Universidade Federal da Paraíba.

Leandro Lacerda Giacomin, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Ciências Biológicas, Doutor em Biologia Vegetal, Professor adjunto na Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2025-10-01

Como Citar

Alves, R. T. de L., Dalapicolla, J., & Giacomin, L. L. (2025). As plantas e seus três genomas: nuclear, plastidial e mitocondrial. Genética Na Escola, 20(2), 76–84. Recuperado de https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/638

Edição

Seção

Conceitos em Genética