O "X" da questão

a diversidade gerada pela segregação cromossômica independente e a cor da pelagem de gatos

Autores

  • Leonardo Pires Capelli Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
  • Rodrigo Venturoso Mendes da Silveira Colégio Móbile

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2009.73

Palavras-chave:

cromossomo sexual, segregação independente, inativação do cromossomo X

Resumo

Em uma ninhada de gatos, os filhotes são fenotipicamente bem diferentes entre si – a cor da pelagem, o tamanho, o peso e o comportamento são as características mais facilmente reconhecidas. Ainda que eventos de mutação e crossing-over potencializem a variabilidade genética e sejam sempre os mais citados e valorizados por alunos e professores, a diversidade observada entre gatos é, principalmente, resultado da segregação cromossômica independente, tanto de cromossomos sexuais como dos autossomos, na formação de gametas. No caso dos gatos, a segregação dos cromossomos sexuais implica não somente na determinação do sexo, mas também na coloração da pelagem, já que existem genes para essa característica no cromossomo X desses animais. Nesta atividade, vamos simular um cruzamento de gatos e analisar a variabilidade fenotípica entre os indivíduos da ninhada por meio de algumas características genotípicas sugeridas, inclusive a cor das manchas da pelagem. Para isso, estabeleceremos uma analogia entre os cromossomos dos gatos (autossomos e sexuais) com cartas desenvolvidas para a realização da atividade. No caso de fêmeas, moedas serão utilizadas para decidir qual dos cromossomos sexuais será inativado, e os alelos de um gene no cromossomo X responsável pela cor de manchas da pelagem evidenciarão a variabilidade fenotípica dessa característica, mesmo em uma situação fictícia de clonagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Pires Capelli, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Laboratório de Genética Humana, Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Rodrigo Venturoso Mendes da Silveira, Colégio Móbile

Colégio Móbile, SP.

Downloads

Publicado

2009-05-20

Como Citar

Capelli, L. P., & Silveira, R. V. M. da. (2009). O "X" da questão: a diversidade gerada pela segregação cromossômica independente e a cor da pelagem de gatos. Genética Na Escola, 4(1), 17–24. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2009.73

Edição

Seção

Artigos