"O cortinão do Watson"
construindo a competência para comunicar o conhecimento científico
DOI:
https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2009.77Palavras-chave:
genética, divulgação científica, biotecnologiaResumo
Neste trabalho, a partir da leitura da obra “DNA: o segredo da vida” de James Watson, estudantes do curso de graduação da UFPB e UEPB construíram o “Cortinão do Watson” com ilustrações e textos que retratavam cada um dos capítulos dessa obra para expô-los tanto para estudantes da rede pública quanto para o público leigo. Ao ler o livro e elaborar painéis ilustrativos, os estudantes aprendem um conteúdo específico; entretanto, esse aprendizado é potencializado quando eles comunicam determinado conhecimento para o público. Tanto nos cursos de graduação que pretendem formar professores, quanto nas escolas da rede pública, os estudantes não devem apenas aprender o conhecimento científico, mas também devem ser preparados para comunicá-lo de modo a contribuírem para a formação de uma cultura científica que ultrapasse os muros da escola e os da universidade. O “Cortinão do Watson” [http://www.bioinfo. ufpb.br/cortinao] é uma estratégia que favorece a popularização da Ciência e a democratização do acesso do público ao conhecimento científico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o manuscrito os autores concordam que o copyright de seu artigo seja transferido para a Sociedade Brasileira de Genética, se e quando o artigo for aceito para publicação. Excetuando-se o download e impressão, que são gratuitos, nenhuma parte desta publicação poderá ser utilizada sem permissão por escrito da Sociedade Brasileira de Genética.