Genética na Escola https://geneticanaescola.com.br/revista <p>A <strong>Genética na Escola</strong> é a publicação de apoio ao ensino da <strong>Sociedade Brasileira de Genética</strong>. Sua missão é divulgar experiências educativas, práticas inovadoras ou enfoques metodológicos, proporcionar reflexões sobre conceitos de genética, discutir os desdobramentos da tecnologia na qualidade de vidas das populações e divulgar materiais didáticos para o trabalho em sala de aula. </p> pt-BR <p>Ao submeter o manuscrito os autores concordam que o copyright de seu artigo seja transferido para a Sociedade Brasileira de Genética, se e quando o artigo for aceito para publicação. Excetuando-se o download e impressão, que são gratuitos, nenhuma parte desta publicação poderá ser utilizada sem permissão por escrito da Sociedade Brasileira de Genética.</p> renetto@ib.usp.br (Regina Célia Mingroni-Netto) geneticanaescola@sbg.org.br (Eveli Alexandre) Sat, 01 Mar 2025 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.14 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Impressão 3D no ensino de Genética https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/602 <p>A genética é fundamental no ensino de biologia e a compreensão da estrutura do DNA é essencial para entender processos biológicos e moleculares. Este artigo propõe o uso da impressão 3D como ferramenta didática para o ensino da estrutura do DNA, oferecendo uma abordagem interativa e acessível. Modelos 3D de baixo custo permitem que os alunos visualizem e manipulem a molécula de DNA, facilitando a aprendizagem de conceitos complexos, como a complementaridade de bases e o antiparalelismo das fitas. O modelo proposto pode ser adaptado a diferentes níveis de ensino, desde o ensino básico até o superior, e é complementado por atividades práticas, como a montagem e replicação do DNA, que estimulam a participação ativa e o desenvolvimento de habilidades científicas. A utilização de softwares de modelagem, como o Fusion 360, permite a personalização dos modelos, tornando o recurso ainda mais flexível. Esta abordagem demonstra como tecnologias emergentes podem enriquecer o ensino de genética, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e eficaz.</p> Ricardo Utsunomia, Júlia Chiti Pinheiro Copyright (c) 2025 Genética na Escola https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/602 Sat, 01 Mar 2025 00:00:00 -0300 O gene ESR1 e suas implicações na saúde https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/593 <p>O gene do receptor de estrogênio 1 (ESR1), que codifica o receptor de estrogênio alfa (ERα), regula como nosso corpo responde ao estrogênio, influenciando o funcionamento dos sistemas nervoso central, cardiovascular e imunológico. Ele está ligado a funções importantes, como proteger nossos ossos, controlar o metabolismo e influenciar o risco de doenças como o câncer de mama e a obesidade. Estudar suas variantes genéticas pode ajudar a desenvolver tratamentos mais eficientes ou personalizados.</p> Jeanine Schütz Cardoso Teófilo, Maria Luiza Guimarães de Oliveira, Juliana Dal-Ri Lindenau Copyright (c) 2025 Genética na Escola https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/593 Sat, 01 Mar 2025 00:00:00 -0300 O gene FOXP2 e o advento da linguagem https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/600 <p>Dentre as características que distinguem o ser humano das outras espécies, sem dúvida uma das mais marcantes é a sua capacidade de desenvolver um sistema rico e complexo de linguagem. Por essa razão, estudiosos vêm conduzindo pesquisas que se propõem a desvendar como o homem adquiriu essa habilidade. Dentre as descobertas mais empolgantes, encontra-se o gene FOXP2, pertencente à subclasse FOXP da família Forkhead Box, que está diretamente relacionado à habilidade da fala. Mutações associadas a esse gene promovem dificuldades no desenvolvimento e aprendizagem linguística. Desde então, os estudos foram avançando de forma significativa, contribuindo para o esclarecimento sobre como a proteína FoxP2 regula a expressão de outros genes e auxilia na aquisição linguística. O aspecto evolutivo da fala ao longo das espécies não-humanas também é um ponto de curiosidade a ser explorado. Apre- sentamos aqui informações acerca desse gene, cuja relevância segue impulsionando novas des- cobertas no campo, não somente da linguística, mas também da genética.</p> Júlia Morais Lima, Eloisa Soares Correia, Yorran Hardman Araújo Montenegro Copyright (c) 2025 Genética na Escola https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/600 Sat, 01 Mar 2025 00:00:00 -0300 Sandel e o Prometeu moderno https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/578 Yorran Hardman Araújo Montenegro Copyright (c) 2025 Genética na Escola https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/578 Sat, 01 Mar 2025 00:00:00 -0300 O Prêmio Nobel de 2024 https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/596 <p>Em 2024, o prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina foi concedido a dois pesquisadores que identificaram um novo ator no palco molecular da célula – os microRNAs. Como o nome sugere, os microRNAs são pequenas moléculas de RNA cuja função é regular outros genes dentro do corpo. Desta forma, os miRNAs (como também são conhecidos) atuam como interruptores celulares (do tipo “dimmer”), silenciando temporariamente alguns genes quando seus produtos não são mais necessários. Neste artigo, veremos um pouco sobre o histórico da descoberta dos miRNAs, seu mecanismo de ação e seus papéis biológicos na saúde e na doença.</p> Tiago Campos Pereira Copyright (c) 2025 Genética na Escola https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/596 Sat, 01 Mar 2025 00:00:00 -0300 Genes sobrepostos https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/599 <p>Os genes codificam proteínas por meio dos mecanismos de transcrição e tradução, sendo que a tradução se baseia no código genético, que é um sistema por meio do qual cada três nucleotídeos (equivalentes a um códon no RNA mensageiro) correspondem a um determinado aminoácido incorporado na síntese de um polipeptídeo. Tipicamente, uma determinada região do cromossomo possui apenas um gene codificador de proteína, por isso os genes não se sobrepõem. Neste artigo veremos uma característica notável dos genomas – a possibilidade de haver sobreposição de dois ou mais genes em um mesmo segmento do DNA, com todos os desafios biológicos e de criptografia associados a essa situação.</p> Tiago Campos Pereira Copyright (c) 2025 Genética na Escola https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/599 Sat, 01 Mar 2025 00:00:00 -0300 Filhos de pais que são parentes têm maior risco de ter doença genética? https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/613 <p><span style="font-weight: 400;">Consanguinidade refere-se à relação de parentesco entre pessoas. Casamentos entre parentes são chamados de casamentos consanguíneos ou endogâmicos e foram comuns no passado, sendo também uma estratégia para manter poder e patrimônio&nbsp; na família. A endogamia é rara em países ocidentais, porém ainda é prevalente em algumas comunidades pequenas e populações específicas. Os casamentos consanguíneos são desencorajados pela ciência, principalmente devido ao aumento do risco de doenças genéticas recessivas nos filhos. Neste artigo, exploramos aspectos genéticos e apresentamos exemplos que evidenciam as implicações dos casamentos consanguíneos.&nbsp;</span></p> Davi Mendes Campos Fialho, Sofia de Oliveira Farias, Ana Cristina Victorino Krepischi, Laura Machado Lara Carvalho Copyright (c) 2025 Genética na Escola https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/613 Sat, 01 Mar 2025 00:00:00 -0300 Como os genes influenciam o quanto e o que você come ou bebe https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/591 <p>A Nutrigenética é uma área da saúde que estuda a relação entre a genética e a alimentação e como essa interação pode influenciar a saúde. Neste artigo iremos mostrar como variações em nossos genes influenciam o apetite, a sensibilidade ao sabor dos alimentos e o metabolismo de certos alimentos e bebidas, como bebidas alcoólicas. Além disso, iremos abordar os impactos dos genes no metabolismo e na saciedade, moldando escolhas alimentares e o controle do peso. Essa compreensão pode promover a saúde e a prevenção de doenças e, no futuro, levar a abordagens personalizadas na nutrição.</p> Dercílio Marcelo Fernandes, Rosangela Maria Neves Bezerra, Fernando Moreira Simabuco Copyright (c) 2025 Genética na Escola https://geneticanaescola.com.br/revista/article/view/591 Sat, 01 Mar 2025 00:00:00 -0300