Exames de paternidade pelo DNA

uma metodologia para ensino da genética molecular

Autores

  • Cristian Kely Pereira Campos Universidade Federal de Goiás
  • Mariana Natalice de Siqueira Universidade Federal de Goiás
  • João Paulo Borges Universidade Federal de Goiás
  • Layana Araujo Rodrigues Universidade Federal de Goiás
  • Jader Soares de Oliveira Colégio Nacional
  • Marcelo de Alcântara Rosa Colégio Nacional
  • Adriana Freitas Neves Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2010.102

Palavras-chave:

eletroforese, exames de DNA, genética molecular

Resumo

No genoma humano existem determinadas regiões polimórficas que são utilizadas nos exames de paternidade e outros vínculos genéticos. Estas regiões podem constituir repetições consecutivas de número variável ou minissatélites (VNTR, do inglês, Variable Number of Tandem Repeats) ou repetições consecutivas curtas ou microssatélites (STR, do inglês, Short Tandem Repeats). [...]

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Biografia do Autor

Cristian Kely Pereira Campos, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás, Departamento de Ciências Biológicas.

Mariana Natalice de Siqueira, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás, Departamento de Ciências Biológicas.

João Paulo Borges, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás, Departamento de Ciências Biológicas.

Layana Araujo Rodrigues, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás, Departamento de Ciências Biológicas.

Jader Soares de Oliveira, Colégio Nacional

Núcleo Educativo, Colégio Nacional.

Marcelo de Alcântara Rosa, Colégio Nacional

Núcleo Educativo, Colégio Nacional.

Adriana Freitas Neves, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás, Departamento de Ciências Biológicas.

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Publicado

2010-07-05

Como Citar

Campos, C. K. P., Siqueira, M. N. de, Borges, J. P., Rodrigues, L. A., Oliveira, J. S. de, Rosa, M. de A., & Neves, A. F. (2010). Exames de paternidade pelo DNA: uma metodologia para ensino da genética molecular. Genética Na Escola, 5(2), 7–13. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2010.102

Edição

Seção

Artigos