Utilizando o GenBank como integrador de conceitos de biologia molecular

Autores

  • Rosane Teresinha Nascimento da Rosa Colégio Militar de Santa Maria
  • Élgion Lúcio da Silva Loreto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2010.105

Palavras-chave:

Ensino médio, bioinformática, biologia molecular

Resumo

Este artigo é um relato sobre a experiência de um grupo de seis alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Militar de Santa Maria - CMSM /RS, durante o 2º semestre de 2009, concretizada através da aplicação de uma Unidade Didática (UD) que envolveu 20 horas / aula onde constava, entre outras atividades, o acesso ao NCBI, utilizando os links OMIM, Entrez gene, protein, RefSeq. A finalidade dessa atividade era identificar se os alunos compreendiam melhor a relação DNA – RNA – Proteínas, utilizando as ferramentas do NCBI já citadas anteriormente. Uma das ações mais significativas dessa UD foi a montagem de um folheto sobre como acessar o NCBI por um dos alunos do grupo.

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Biografia do Autor

Rosane Teresinha Nascimento da Rosa, Colégio Militar de Santa Maria

Colégio Militar de Santa Maria /RS e PPG Ensino de Ciências - Química da Vida e Saúde -(UFRGS/UFSM/FURG).

Élgion Lúcio da Silva Loreto, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Biologia,CCNE, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria , RS e PPG Ensino de Ciências - Química da Vida e Saúde – (UFRGS/UFSM/FURG).

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Publicado

2010-07-05

Como Citar

Rosa, R. T. N. da, & Loreto, Élgion L. da S. (2010). Utilizando o GenBank como integrador de conceitos de biologia molecular. Genética Na Escola, 5(2), 17–19. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2010.105

Edição

Seção

Artigos