Alelos e Cores
integrando transcrição, tradução e interações alélicas
DOI:
https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2020.339Palavras-chave:
ensino de interações alélicas, integração de conceitos moleculares e mendelianos, genética e funcionalidade de proteínasResumo
As interações alélicas do tipo dominância e recessividade são centrais no estudo da genética mendeliana, mas a compreensão da base molecular destes conceitos é um grande desafio para alunos dos ensinos médio e superior. Apresentamos aqui a aplicação de uma atividade didática capaz de integrar e aprofundar os conceitos de transcrição, tradução e interações alélicas, diferenciar as interações alélicas dos tipos dominância completa, dominância incompleta e codominância, e estimular a capacidade investigativa dos alunos. A atividade utiliza-se de misturas de tinta e outros materiais para simular cores de flores de distintas espécies e relacionar fenótipos, genótipos e os diferentes tipos de relações alélicas. Um grande número de turmas e diferentes públicos foram expostos à atividade, com relatos positivos sobre a praticidade, facilidade e o baixo custo em realizá-la bem alinhados com interligação dos conceitos de transcrição e tradução com conceitos de interação alélica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o manuscrito os autores concordam que o copyright de seu artigo seja transferido para a Sociedade Brasileira de Genética, se e quando o artigo for aceito para publicação. Excetuando-se o download e impressão, que são gratuitos, nenhuma parte desta publicação poderá ser utilizada sem permissão por escrito da Sociedade Brasileira de Genética.