Alelos e Cores

integrando transcrição, tradução e interações alélicas

Autores

  • Hanaisa de Plá e Sant’Anna Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ariadne Dias Caldas Lopes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Carolina Marinho Mota Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rafaella Cardoso Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adlane Vilas Boas Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2020.339

Palavras-chave:

ensino de interações alélicas, integração de conceitos moleculares e mendelianos, genética e funcionalidade de proteínas

Resumo

As interações alélicas do tipo dominância e recessividade são centrais no estudo da genética mendeliana, mas a compreensão da base molecular destes conceitos é um grande desafio para alunos dos ensinos médio e superior. Apresentamos aqui a aplicação de uma atividade didática capaz de integrar e aprofundar os conceitos de transcrição, tradução e interações alélicas, diferenciar as interações alélicas dos tipos dominância completa, dominância incompleta e codominância, e estimular a capacidade investigativa dos alunos. A atividade utiliza-se de misturas de tinta e outros materiais para simular cores de flores de distintas espécies e relacionar fenótipos, genótipos e os diferentes tipos de relações alélicas. Um grande número de turmas e diferentes públicos foram expostos à atividade, com relatos positivos sobre a praticidade, facilidade e o baixo custo em realizá-la bem alinhados com interligação dos conceitos de transcrição e tradução com conceitos de interação alélica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hanaisa de Plá e Sant’Anna, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Genética Ecologia e Evolução, Belo Horizonte, MG. The University of Melbourne, Melbourne Integrative Genomics, Melbourne, Australia

Ariadne Dias Caldas Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Botânica, Belo Horizonte, MG.

Ana Carolina Marinho Mota, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Genética Ecologia e Evolução, Belo Horizonte, MG.l

Rafaella Cardoso Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Graduação em Genética UFMG, Belo Horizonte, MG.

Adlane Vilas Boas, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Genética Ecologia e Evolução, Belo Horizonte, MG.

Downloads

Publicado

2020-05-24

Como Citar

Sant’Anna, H. de P. e, Lopes, A. D. C., Mota, A. C. M., Ribeiro, R. C., & Boas, A. V. (2020). Alelos e Cores: integrando transcrição, tradução e interações alélicas. Genética Na Escola, 15(2), 142–163. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2020.339

Edição

Seção

Na sala de aula