Estratégia de sensibilização para o ensino de genética

o racismo como contexto

Autores

  • Michele G.P. Gravina Escola Estadual Clorindo Burnier
  • Michele Munk Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2020.344

Palavras-chave:

educação antirracista, estratégias didáticas, genética humana

Resumo

O relato apresenta um conjunto de atividades voltado para a sensibilização de alunos do ensino médio como estratégia prévia ao tratamento teórico dos tópicos de genética e evolução relacionados à questão do racismo. Nossa abordagem parte de uma sensibilização antes mesmo dos estudos conceituais, procurando aliar biologia e história para proporcionar uma visão crítica e interdisciplinar no combate ao racismo. O emprego da discriminação racial como fonte de problematização permitiu despertar o interesse dos estudantes pelos assuntos a serem estudados ao longo do ano letivo na disciplina de biologia – biodiversidade, herança quantitativa, genética de populações, identidade genômica e evolução humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele G.P. Gravina, Escola Estadual Clorindo Burnier

Escola Estadual Clorindo Burnier, Juiz de Fora, MG.

Michele Munk, Universidade Federal de Juiz de Fora

Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Universitário São Pedro, Juiz de Fora, MG.

Downloads

Publicado

2020-05-24

Como Citar

Gravina, M. G., & Munk, M. (2020). Estratégia de sensibilização para o ensino de genética: o racismo como contexto. Genética Na Escola, 15(2), 164–169. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2020.344

Edição

Seção

Na sala de aula