Mendel quadro a quadro

histórias em quadrinhos para o ensino de história da genética mendeliana

Autores

  • Lucas Freitas Pereira Carneiro Universidade de Brasília
  • Jeane Cristina Gomes Rotta Universidade de Brasília
  • Maria de Nazaré Klautau Guimarães Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2020.347

Palavras-chave:

Mendel, ensino de ciências, histórias em quadrinhos, história da ciência, filosofia e sociologia da ciência, ludicidade

Resumo

Os conteúdos de Genética, muitas vezes, são ensinados a partir de uma abordagem que favorece compreensões incorretas e anacrônicas sobre o papel de Mendel na História da Genética. Neste contexto, o trabalho apresentado é uma sequência didática intitulada “Abordagem Contextual da Herança Mendeliana utilizando HQ” que utilizou, como base teórica, artigos da edição especial - “150 – genética mendeliana” - da Revista Genética na Escola (2018). A proposta abordou questões e reflexões sobre a história de Gregor Mendel e os mitos propagados sobre ele, os desdobramentos de suas pesquisas que resultaram nos embates entre “mendelistas” e “biometricistas”, além de questões sobre a natureza da Ciência. Tais questões, acreditamos, precisam ser discutidas com a inserção de estudos de História, de Filosofia e Sociologia da Ciência. Assim, o recurso didático utilizado, a história em quadrinhos, auxilia a promover um ensino de Genética que ressalte a natureza humana e social do trabalho científico para o surgimento de um entendimento mais adequado do fazer científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Freitas Pereira Carneiro, Universidade de Brasília

Mestre em Ensino de Ciências (PPGEC-UnB), Professor de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação – SEEDF, Brasília-DF.

Jeane Cristina Gomes Rotta, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina – FUP. Brasília, DF.

Maria de Nazaré Klautau Guimarães, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Genética e Morfologia, Laboratório de Genética, Campus Universitário ICC Sul, Brasília, DF.

Downloads

Publicado

2020-05-24

Como Citar

Carneiro, L. F. P., Rotta, J. C. G., & Guimarães, M. de N. K. (2020). Mendel quadro a quadro: histórias em quadrinhos para o ensino de história da genética mendeliana. Genética Na Escola, 15(2), 194–205. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2020.347

Edição

Seção

Materiais Didáticos