Mendel quadro a quadro
histórias em quadrinhos para o ensino de história da genética mendeliana
DOI:
https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2020.347Palavras-chave:
Mendel, ensino de ciências, histórias em quadrinhos, história da ciência, filosofia e sociologia da ciência, ludicidadeResumo
Os conteúdos de Genética, muitas vezes, são ensinados a partir de uma abordagem que favorece compreensões incorretas e anacrônicas sobre o papel de Mendel na História da Genética. Neste contexto, o trabalho apresentado é uma sequência didática intitulada “Abordagem Contextual da Herança Mendeliana utilizando HQ” que utilizou, como base teórica, artigos da edição especial - “150 – genética mendeliana” - da Revista Genética na Escola (2018). A proposta abordou questões e reflexões sobre a história de Gregor Mendel e os mitos propagados sobre ele, os desdobramentos de suas pesquisas que resultaram nos embates entre “mendelistas” e “biometricistas”, além de questões sobre a natureza da Ciência. Tais questões, acreditamos, precisam ser discutidas com a inserção de estudos de História, de Filosofia e Sociologia da Ciência. Assim, o recurso didático utilizado, a história em quadrinhos, auxilia a promover um ensino de Genética que ressalte a natureza humana e social do trabalho científico para o surgimento de um entendimento mais adequado do fazer científico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o manuscrito os autores concordam que o copyright de seu artigo seja transferido para a Sociedade Brasileira de Genética, se e quando o artigo for aceito para publicação. Excetuando-se o download e impressão, que são gratuitos, nenhuma parte desta publicação poderá ser utilizada sem permissão por escrito da Sociedade Brasileira de Genética.