Uma maneira interativa de ensinar genética no ensino fundamental baseada no resgate da história e na introdução lúdica de técnicas moleculares

Autores

  • Leandro Marcio Moreira Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências
  • Marcelo Luiz de Laia Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2008.57

Palavras-chave:

Ensino de Genética, PCR, FISH, Eletroforese, História da Genética, Ensino Fundamental

Resumo

Neste trabalho são apresentadas metodologias lúdicas de baixo custo que, em associação às informações selecionadas e obtidas da internet, permitiram a elaboração de um programa de ensino capaz de estimular alunos a refletirem a respeito da importância da Genética para o conhecimento humano. Inicialmente foi feito um resgate da história da Genética, norteado por um estudo cronológico das descobertas a partir de 1842. Além de envolver cientistas de todo o mundo, esta metodologia permitiu o resgate das descobertas feitas por alguns pesquisadores brasileiros de destaque, embora pouco conhecidos no ensino de Ciências. Para o estudo e montagem do cariótipo humano foram produzidas réplicas de células humanas em papel A4, contendo uma composição cromossômica variada, o que possibilitou o estudo de nove diferentes síndromes em uma só atividade. Com relação ao uso das técnicas moleculares (PCR, Eletroforese e FISH) foram utilizados apenas os recursos disponíveis em uma sala de aula comum, tendo como matéria prima básica os próprios alunos, possibilitando assim maior interatividade entre professor-aluno ou mesmo entre alunos.

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Biografia do Autor

Leandro Marcio Moreira, Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências

Colégio Petrópolis; Departamento de Botânica, Instituto de Biociências.

Marcelo Luiz de Laia, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Campus de Jaboticabal, Departamento de Tecnologia, Jaboticabal.

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Publicado

2008-04-20

Como Citar

Moreira, L. M., & Laia, M. L. de. (2008). Uma maneira interativa de ensinar genética no ensino fundamental baseada no resgate da história e na introdução lúdica de técnicas moleculares. Genética Na Escola, 3(2), 47–63. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2008.57

Edição

Seção

Artigos