Proposta de atividade dinâmica como ferramenta de ensino da estrutura de DNA

Autores

  • Itácio Queiroz de Mello Padilha Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Marsílvio Gonçalves Pereira Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2008.59

Palavras-chave:

ensino de genética, metodologia de ensino, estrutura de DNA

Resumo

A utilização de atividades dinâmicas é uma alternativa metodológica que se pode e deve ser realizada em sala de aula, em especial, no ensino de Genética, que possibilita a interação do estudante com o objeto, em um processo ativo de transformação na busca do conhecimento. O presente trabalho propõe uma atividade dinâmica para estudantes do ensino médio, no sentido de integrar os conhecimentos do currículo de biologia acerca da estrutura da molécula do DNA. A atividade dinâmica “Montando a Molécula de DNA” estimulou o aprendizado das características da estrutura do DNA. Esta atividade mostrou-se dinâmica, integradora e economicamente viável, o que torna o “Montando a Molécula de DNA” uma opção para professores e alunos reforçarem os conteúdos curriculares de Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itácio Queiroz de Mello Padilha, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Núcleo de Difusão Biotecnológica, Departamento de Biologia Molecular, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Cidade Universitária - CAMPUS I, 58051-900, João Pessoa, PB, Brasil.

Marsílvio Gonçalves Pereira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Departamento de Metodologia da Educação, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Cidade Universitária - CAMPUS I, 58051-900, João Pessoa, PB, Brasil.

Downloads

Publicado

2008-04-20

Como Citar

Padilha, I. Q. de M., & Pereira, M. G. (2008). Proposta de atividade dinâmica como ferramenta de ensino da estrutura de DNA. Genética Na Escola, 3(2), 28–31. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2008.59

Edição

Seção

Artigos