Jogo banco genômico

trabalhar com genes e organismos transgênicos, uma prática para o ensino de genética

Autores

  • Luiz Ricardo de Souza Paiva UNESP
  • Emanuel Ricardo Monteiro Martinez UNESP
  • Greicy Helen Ribeiro Gambarini UNESP
  • José Carlos Pansonato Alves UNESP

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2008.61

Palavras-chave:

Ensino, Jogo, Genética

Resumo

A Biologia Molecular é um dos ramos da Genética que mais tem se desenvolvido nos últimos anos. Graças a esse progresso, as informações sobre o DNA são de ampla divulgação e já fazem parte das discussões e do conhecimento popular, permeando nosso cotidiano, seja em filmes, novelas, jornais e nos demais meios de comunicação. Para discutir e desenvolver os conceitos envolvendo a estrutura, composição e a organização do DNA dentro das células, abordarmos neste trabalho alguns aspectos relacionados à Biologia Molecular, através de um jogo denominado Banco Genômico. Este jogo é uma proposta de atividade que visa, de maneira lúdica, propiciar às escolas e aos professores melhores condições de se trabalhar temas como seqüenciamento, clonagem, transgênicos, estrutura do DNA, do RNA, tradução e transcrição.

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Biografia do Autor

Luiz Ricardo de Souza Paiva, UNESP

Departamento de Morfologia, Laboratório de Biologia e Genética de Peixes, UNESP, IB, Botucatu, São Paulo.

Emanuel Ricardo Monteiro Martinez, UNESP

Departamento de Morfologia, Laboratório de Biologia e Genética de Peixes, UNESP, IB, Botucatu, São Paulo.

Greicy Helen Ribeiro Gambarini, UNESP

Departamento de Genética, Laboratório Neogene, UNESP, IB, Botucatu, São Paulo.

José Carlos Pansonato Alves, UNESP

Departamento de Morfologia, Laboratório de Biologia e Genética de Peixes, UNESP, IB, Botucatu, São Paulo.

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Publicado

2008-04-20

Como Citar

Paiva, L. R. de S., Martinez, E. R. M., Gambarini, G. H. R., & Alves, J. C. P. (2008). Jogo banco genômico: trabalhar com genes e organismos transgênicos, uma prática para o ensino de genética. Genética Na Escola, 3(2), 29–36. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2008.61

Edição

Seção

Artigos