Brincando com as trincas

para entender a síntese protéica

Autores

  • Filipe Silva Siqueira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Juliene Soto Borges Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Patrícia Giselle Carvalho Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Flávia Dias Ladeira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Karen C.M. Moraes Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2010.98

Palavras-chave:

tradução, código genético, atividades lúdicas

Resumo

Com a crescente valorização do lúdico na construção do conhecimento, este trabalho apresenta uma proposta alternativa para o ensino de síntese protéica. Possibilitando a participação de até doze alunos, o jogo se embasa na personificação dos mesmos em dois tipos de moléculas: RNAm e RNAt, visando a construção do conhecimento sobre a mecanística do processo traducional. Confeccionado com materiais de baixo custo e/ ou recicláveis, a ferramenta de ensino aqui apresentada, torna-se viável e acessível a todos.

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Publicado

2010-07-05

Como Citar

Siqueira, F. S., Borges, J. S., Carvalho, P. G., Ladeira, F. D., & Moraes, K. C. (2010). Brincando com as trincas: para entender a síntese protéica. Genética Na Escola, 5(2), 34–37. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2010.98

Edição

Seção

Artigos